14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano homenageia Werner Salles

Sidinéia Tavares _ assessoria

O jornalista, diretor de cinema, Werner Salles será o homenageado da 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que será realizada do dia 07 ao dia 10 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.

Na homenagem será também realizada uma sessão especial de exibição do documentário “Imagem Peninsular de Lêdo Ivo” (2003), que é dirigido por Werner Salles. A homenagem será no último dia da Mostra, dia 10 de dezembro.

Natural de Brasília, Werner Salles tem raízes alagoanas e passou a maior parte de sua vida em Maceió. Dentre os trabalhos de grande destaque do homenageado da Mostra Sururu está o longa-metragem híbrido “CAVALO”, no qual Werner foi realizador, foi co-roteirista, co-diretor e co-montador.

Em 2021, o filme “CAVALO” ocupou 17 salas de cinema em 11 cidades brasileiras. Além disso, o longa-metragem foi selecionado em mais de 30 festivais no Brasil e em outros cinco países, incluindo uma presença na lista dos 15 filmes habilitados para disputar a indicação de representante do Brasil no Oscar 2022.

Werner Salles também foi responsável por escrever e dirigir  “Imagem Peninsular de Lêdo Ivo” (2003) e “História Brasileira da Infâmia (2005)”, além dos médias-metragens “Interiores ou 400 Anos de Solidão” (2012) - projeto contemplado no Prêmio Petrobras Cultural - e o curta-metragem “EXU – Além do Bem e do Mal” (2012), onde atuou como roteirista, diretor e montador.

Além disso, Werner Salles foi vencedor do Troféu Candango, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pelo roteiro do longa-metragem “Tudo Isto me Parece um Sonho”, dirigido e co-roteirizado pelo cineasta baiano Geraldo Sarno.
Atualmente o diretor de cinema está realizando a pré-produção do seu segundo longa-metragem, agora de ficção, “Ed. Miami” e também na pré-produção do longa-metragem de animação “UTOPIA”, em parceria com o diretor alagoano Rafhael Barbosa, com quem dividiu o roteiro e a direção do filme “CAVALO.”
FILMES E PREMIAÇÕES
“CAVALO”: pré-selecionado pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para representar o Brasil no Oscar 2022. Esteve entre os 15 filmes habilitados para disputar a indicação de representante do Brasil na categoria de “Filme Internacional”.
Curta-metragem Exu – Além do Bem e do Mal: finalista do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – IPHAN; Prêmio Melhor Documentário e Melhor áudio no II Festival Théo Brandão de Filme Etnográfico; Prêmio de Aquisição Curta Doc – programa que fomenta a cultura do documentário na televisão; Prêmio de Melhor Fotografia na IV Mostra Sururu de Cinema Alagoano; Selecionado para o 2o Festival de Cinema de Brasília – Curta Brasília; Selecionado para o Cine Sul – XX Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo 2013.
Imagem Peninsular de Lêdo Ivo: Vencedor do Prêmio DOCTV/ALAGOAS do Ministério da Cultura
História Brasileira da Infâmia: Vencedor do Prêmio DOCTV/ALAGOAS do Ministério da Cultura
Interiores ou 400 Anos de Solidão: Projeto contemplado no Prêmio Petrobras Cultural.