ACALA comemorou seus 37 anos homenageando o centenário de Arapiraca e empossando dois novos Imortais

Por Carlo Bandeira e Carla Emanuele
A Academia Arapiraquense de Letras e Artes comemorou seus 37 anos de fundação com a posse de dois novos Imortais, o jornalista Carlo Bandeira e o grande criminalista Maurício Fernandes.
Com a presença do ilustre Acadêmico e Imortal, Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, a solenidade de aniversário da ACALA reuniu, no auditório da OAB-Arapiraca, além de literatos e literatas, convidados e familiares dos novos Imortais. Além das posses e das homenagens ao centenário de Arapiraca, a fala do prefeito Luciano Barbosa, que enalteceu e parabenizou a Academia pelas ações que vem promovendo em favor das letras, das artes e da cultura de Arapiraca. Luciano Barbosa Defendeu a importância da preservação e valorização da cultura arapiraquense, como forma de mostrar aos mais jovens, a força e o valor deste povo que faz de Arapiraca a grande referência de desenvolvimento para Alagoas e para o Brasil.
Já a Presidenta da ACALA, a Professora Cara Emanuele, descreveu algumas ações que vem desenvolvendo em sua gestão.
A instalação da primeira Academia Estudantil de Letra e Artes de Arapiraca é um marco na história do centenário da cidade. Estudantes da rede municipal e particular de ensino, como também, do ensino superior, contaram um pouco da história de Arapiraca em uma antologia lançada no evento de instalação da Academia.
entre essas ações, destacou o Projeto Sarau Literário Itinerante e a poesia como Ferramenta de Transformação Social:
“O Projeto Sarau Literário Itinerante tem como objetivo não apenas levar cultura a diversas localidades de Arapiraca, mas também extrair a cultura, as histórias e os talentos únicos de cada comunidade. Queremos que cada criança, adolescente e jovem que participe desses
saraus possa traduzir suas próprias histórias por meio da literatura, utilizando-as como uma ferramenta para transformar e construir realidades mais inclusivas e mais justas.
A iniciativa do projeto Sarau Literário Itinerante veio da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA), e desde então tem percorrido os bairros de Arapiraca–AL, promovendo
a literatura e descobrindo valores da nossa terra”, esclareceu Carla Emanuele.
Outra ação de sucesso é o “Caminho das Histórias: Arapiraca Centenária em Contos e Encantos” é um projeto concebido e liderado pela proponente Carla Emanuele Messias de Farias Costa, presidente da ACALA, com o apoio da Academia. O objetivo principal deste projeto é celebrar o centenário da cidade de Arapiraca de uma maneira única e educativa, através da contação de histórias envolventes baseadas no livro. O projeto será realizado em escolas públicas do município de Arapiraca, buscando alcançar crianças em diferentes faixas etárias.
A sede da ACALA também é um grande palco para realizações de lançamentos de livros e performances literárias nas assembleias desta egrégia Casa, que sempre abre as portas para toda sociedade se engajar e ter contato com os fazedores de cultura arapiraquenses, sem contar com os eventos de homenagens e posse que todos os anos realiza eventos culturais extraordinários!
O Informativo ACALA. Revista cultural produzida pela ACALA há 23 anos, retrata melhor repertório sócio cultural produzido pelos acadêmicos de nossa Arcádia! A revista física d digital é distribuída gratuitamente para a sociedade alagoana.