Alagoas vai antecipar 2ª dose da vacina contra Covid para profissionais da educação

Com o retorno das aulas presenciais na rede estadual de Alagoas marcado para 16 de agosto, o governo do estado anunciou que vai antecipar a 2ª dose da vacina contra a Covid para professores e demais profissionais da educação.

A maioria dos profissionais da área ainda não tomou a 2ª dose da vacina, o que só deve acontecer depois do dia 10 de agosto para mais da metade deste público.

A vacinação para esses profissionais começou no dia 12 de maio, principalmente com a AstraZeneca, que teve intervalo adotado pelo estado de 3 meses entre as duas doses. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), foram aplicadas mais de 90 mil doses nos trabalhadores da educação, mas apenas 2% deste total são da 2ª dose.

Nesta terça-feira (27), o governador Renan filho (MDB) comunicou que a conclusão do esquema vacinal para a educação será antecipada. Ele disse que isso será possível por causa da chegada de 152.650 doses de vacinas e a previsão ainda para chegada de 33.930 doses da Pfizer na manhã desta quarta (28).

“Vamos antecipar a segunda dose para professores e profissionais da educação a fim de realizarmos retorno às aulas presenciais com todos vacinados”, disse Renan Filho.

Apesar do anúncio, ainda não há data para que a aplicação antecipada da 2ª dose seja feita.

As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, por causa da pandemia, sendo mantido o ensino remoto. As escolas particulares adotaram em janeiro deste ano o ensino híbrido (presencial e online), mesmo modelo a ser adotado na rede estadual a partir de 16 de agosto. Somente Maceió ainda não definiu quando volta com as atividades presenciais.

Fonte: G1 AL