A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) do Estado emitiu um Alerta Meteorológico sobre a ocorrência de chuvas com intensidade moderada em todas as regiões de Alagoas durante esta quarta-feira (15), com risco de alagamentos e deslizamento de encostas. O alerta poderá ser estendido até quinta (16).
Segundo a Semarh, “as condições atmosféricas sobre o leste do Nordeste do Brasil permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas”, com atenção especial para o Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Agreste.
O documento ressalta ainda que “em vários municípios situados na metade leste do Estado de Alagoas, já foram registrados acumulados significativos, inclusive com danos materiais”.
A Semarh adverte ainda para os riscos “de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos rios e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas, bem como o risco de deslizamentos em áreas de encosta”.
Já o instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou três alertas para o Estado de Alagoas. Dois deles, são de nível amarelo com grau de severidade classificado como Perigo Potencial, com níveis de chuva que podem variar de 20 a 50 milímetros de chuva.
O terceiro alerta, de nível laranja e classificado com grau de severidade como Perigo, adverte para chuvas que podem atingir 100 milímetros ao longo do dia. Os alertas são válidos até as 10h desta quinta-feira (16).
Defesa Civil de Maceió enviou alerta via SMS
No começo da manhã a Defesa Civil de Maceió enviou um alerta via mensagem SMS onde adverte para o risco de deslizamento de terra. E recomenda que as pessoas evitem áreas alagadas e a buscar locais seguros.
Caso os moradores estejam em situação de risco, podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Para receber os alertas da Defesa Civil no celular, basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199. No campo de texto da mensagem basta informar o CEP do endereço a ser monitorado
fONTE :G1