
Foto: Eduardo Ventura – Ascom Arapiraca
Garantir a qualidade do processo regulatório para pacientes do SUS é promover um acesso justo e eficiente a estes usuários. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu nesta terça-feira (13) técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para estreitar laços e fortalecer o sistema de regulação hospitalar e ambulatorial do município.
Em Arapiraca, a regulação se destaca pela otimização de tempo e priorização das necessidades de cada usuário, seja no acesso a exames, consultas e tratamentos, ou nos processos complexos que exigem internação e leitos hospitalares. Neste sentido, o município é referência em saúde digital por ser pioneiro na implantação de um inovador sistema de gerenciamento de leitos: o Regular.

A ferramenta, lançada em 2024 através de uma parceria entre a SMS e o Grupo de Tecnologia de Informação (GTINFO), promove a visualização de leitos disponíveis em hospitais arapiraquenses de forma simples e transparente, detalhando as prioridades de cada paciente com base no princípio da equidade. O projeto foi uma das grandes experiências exitosas apresentadas durante a visita dos técnicos de Sesau, que estiveram presentes por meio da Secretaria Executiva de Regulação e Gestão.
O secretário da pasta, Igor Monteiro, destacou a visita como um momento proveitoso e fundamental para promover a ideia de que a regulação é um serviço que deve ser realizado a nível municipal e não apenas estadual. Segundo ele, Arapiraca foi pioneira neste processo e hoje os secretários dos municípios inseridos na 7ª Região de Saúde se sentem acolhidos pelo trabalho realizado na Capital do Agreste.

“Se todo município começar a fazer o que Arapiraca faz, a demanda por exames de alta complexidade no Estado cairia muito […] Nós queremos ampliar e otimizar o serviço público para que possamos conseguir, enquanto Estado, garantir acesso a outros serviços de maior demanda e complexidade. Isso é gestão pura de uma maneira muito eficaz, e traz para a gente uma satisfação muito grande”, elogiou o secretário.
Além da apresentação de experiências exitosas do sistema de regulação arapiraquense, a programação montada pela SMS também contou com uma visita em campo ao Complexo Multiprofissional de Saúde, onde fica localizada a Central da Regulação. Dentre os temas debatidos, estiveram a organização da regulação ambulatorial, a implantação da navegação de pacientes oncológicos e o Fórum Redes, espaço de pactuação e governança regional entre os municípios da 7ª Região, reforçando o compromisso com a gestão compartilhada e a integração das políticas públicas de saúde.
“É de uma satisfação enorme e me enche de orgulho poder apresentar as experiências exitosas do nosso sistema de regulação e receber um feedback tão positivo. Tenho certeza que tiraremos o melhor proveito desse dia, identificando e sanando dificuldades, estreitando laços e fazendo melhorias para oferecer o melhor serviço possível à população”, finalizou a secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque.
Por Assessoria