O dia 02 de outubro se aproxima e o Jornal de Arapiraca traz, a partir desta edição, reportagens com as propostas e o que pensam os sete candidatos a governador de Alagoas para a saúde, educação, mulheres, infraestrutura, Arapiraca, segurança e outros temas. Iniciando, apresentaremos as propostas que cada candidato apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral em seu plano de governo para a capital do Agreste.
No plano de governo do Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB), de 13 páginas, o candidato não apresentou nenhuma proposta para Arapiraca. Já no plano do ex-presidente, Fernando Collor, a cidade de Arapiraca aparece algumas vezes na infraestrutura, como a construção de um Porto Seco ou Estação Aduaneira do Interior (EADI) na cidade, para exportação e importação no Agreste e Sertão; a construção de um novo Ceasa em Arapiraca; além da estadualização dos mercados públicos de Maceió e Arapiraca; e a instalação de um Polo Industrial na segunda maior cidade de Alagoas.
O candidato do PTRB, Luciano Almeida, Arapiraca aparece em destaque nas propostas para saúde, na compra de maquinários para hemodiálise para os hospitais do interior, evitando o deslocamento dos pacientes.
Paulo Dantas, que busca sua reeleição, pretende criar, para a educação, um Centro de Educação Especial em Arapiraca, para apoiar escolas da região no atendimento
educacional especializado. Na saúde, a conclusão e entrega do Hospital Metropolitano do Agreste; já na área da segurança, Dantas colocou como compromisso Implantar o programa Ronda no Bairro; construir o Complexo de Polícia Científica em Arapiraca e na capital; iniciar a operação das Casas de Custódia na capital do Agreste e em mais três cidades do interior de Alagoas: Penedo, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. A atividade de extração de minérios no eixo Craíbas-Arapiraca será estimulada através da Cadeia Produtiva da Indústria Extrativa Mineral, além disso, para o desenvolvimento econômico, requalificar os pólos agroalimentares de Batalha e Arapiraca. Nas estradas, Paulo Dantas pretende concluir no próximo mandato, caso seja reeleito, as duplicações iniciadas por Renan Filho na AL 115, que liga Palmeira dos Índios à cidade de Manoel André; a AL 110, caminho à São Sebastião; e a duplicação que passa Arapiraca, Major Izidoro, Olho D’Água das Flores, Piau e Delmiro Gouveia.
Não há propostas específicas para Arapiraca no plano de governo do Professor Cícero Albuquerque (PSOL).
O senador Rodrigo Cunha, que disputa pelo União Brasil para governo de Alagoas, é o único candidato nascido em Arapiraca, e apresentou algumas propostas voltadas para o município. Entre elas: implantação do Complexo da Polícia Civil; consolidação do Complexo de Perícias do Agreste; construção do Polo Industrial de Arapiraca; apoio para a estruturação e formalização do Pólo Médico-Hospitalar; e implantação de um Porto Seco em Arapiraca.
O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), tem como propostas voltadas para o município a ampliação da Sala Lilás nas unidades do IML em Arapiraca e Maceió; implantação do regime de 24h na delegacia da Mulher. Na Cultura, capacitação dos profissionais do audiovisual em Arapiraca e interior.
As propostas nas demais áreas de governo podem ser conhecidas através dos Planos de governo disponibilizados no site do TSE.
Fonte: Jornal de Arapiraca/ Lysanne Ferro