Arapiraquense, lutador de taekwondo busca apoio para participar de campeonatos

Foto: Divulgação

O jovem lutador arapiraquense de Taekwondo, Kevyn Nicolas, de apenas 22 anos, está em busca de apoio financeiro para participar de campeonatos estadual e nacional.

Kevyn Nicolas de Souza Ribeiro irá participar da Copa Dragões, que acontecerá no próximo mês em Maceió (nível estadual) e em Pernambuco (nível regional).  

O jovem também é estudante do sétimo período de Direito e estagia na Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas Subseção Arapiraca (OAB/AL). Ele participou no dia 9 de outubro da Copa América em São Paulo e trouxe para Arapiraca medalhas de ouro e bronze.

Em entrevista para o Jornal de Arapiraca, Kevyn revelou que pretende participar dos campeonatos que ocorrerão na Coreia do Sul, mas necessita de patrocinadores  para arcar com as despesas da viagem. 

O jovem explicou que treina com o professor Handerson Cardoso, em um salão de sua residência onde vive com os pais: Roniere Alves Ribeiro e Aliny Karla de Souza Silva.

O jovem taekwondista vem de uma longa história de superação, começou a participar do esporte aos 12 anos, mas precisou parar aos 14 anos, devido a uma arritmia cardíaca. Apesar do período sem praticar, Kevyn não desistiu e em março deste ano voltou ao taekwondo. Com muito esforço e disciplina, ele conseguiu ser destaque no campeonato Copa América. 

Ao ser questionado pela nossa redação pelo motivo da escolha do Taekwondo como esporte, ele explicou que sempre admirou os atletas, em geral, sobretudo os praticantes de artes marciais como Taekwondo, Karatê e Kung Fu, que possuem movimentos semelhantes, apesar de suas diferenças. 

“Cresci no primeiro andar da locadora Tokvideo, e assisti milhares de filmes durante minha infância. A essência da arte marcial, a disciplina e cordialidade, sempre me atraíram, e ser um atleta também. Antigamente eu pensava que por ter 20° de escoliose, ao pisar no tatame o meu rival já iniciaria ganhando, mas me enganei. Descobri que é o contrário, quem começa ganhando é aquele que, apesar de todas as dificuldades, está lá, presente. Por isso, somos todos vitoriosos”, ressaltou o atleta.

Kevyn Nicolas explica que sonha em um dia deixar de ser atleta amador e se tornar um profissional, mas ainda não tem os recursos necessários. “Se Deus um dia permitir, posso deixar de ser amador para ser profissional, mas eu preciso de ajuda e patrocínios. Todos os atletas precisam”. 

Para finalizar, ele agradeceu pelo apoio recebido da Prefeitura Municipal de Arapiraca, Grupo Coringa, Grupo Vieira e Fokus OAB para participar da Copa América.  

O esporte escolhido pelo jovem é um esporte de combate milenar, uma arte marcial de origem coreana, que se destaca pela grande variedade de técnicas que incluem: chutes, cotoveladas, socos e, até mesmo, joelhadas. Conta também com técnicas de defesa pessoal. Mas além do nível físico ou da técnica, o taekwondo representa toda uma filosofia.

Quem quiser ajudar o taekwondista, pode entrar em contato através do número: (82) 99393-3340.

Fonte: Jornal de Arapiraca/ Rafaela Tenório