Artesão alagoano, apoiado pelo Programa Alagoas Feita a Mão, é destaque na 1° Mostra do Artesanato Brasileiro
Marta Alexandre / Ascom Serfi
Os artesãos alagoanos estão marcando presença, em Brasília, durante o 17º Salão do Artesanato, lançado oficialmente na última segunda-feira (7), e que segue até 12 de maio, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a primeira edição da Mostra do Artesanato Brasileiro – Além das Fronteiras.
Participaram do evento a ministra da Cultura, Margareth Menezes e o ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A participação dos artesãos de Alagoas no 17º Salão do Artesanato em Brasília e na Mostra “Além das Fronteiras” não apenas destaca a excelência do artesanato local, mas também reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a promoção da cultura, identidade e desenvolvimento sustentável por meio de programas, como o Alagoas Feita à Mão.
Na mostra, os estados apresentaram uma peça, totalizando 10 obras cuidadosamente selecionadas. Durante a abertura do salão, o destaque especial foi para a participação do artesão popular, Jasson na 1ª Mostra de Artesanato “Além das Fronteiras”, que representou Alagoas, a convite do ministro Márcio França.
“A participação do estado de Alagoas na 1ª Mostra do Artesanato Brasileiro afirma o nosso compromisso em promover e fomentar nosso artesanato alagoano, internacionalizando, dessa forma, a produção artesanal dos nossos artesãos”, afirmou a gerente de design e artesanato, Anne Ferreira.
A presença de Alagoas no 17° Salão do Artesanato tem sido uma oportunidade única para promover a cultura e a identidade alagoana, destacando as técnicas tradicionais e a autenticidade das peças produzidas pelos artesãos locais.
Sobre sua participação na mostra, Jasson expressou satisfação. “Muito importante porque foi algo que eu não esperava ser do jeito que foi. Jamais imaginei uma cadeira minha no Palácio do Governo. Então, o pessoal adorou, todo mundo valorizou aquele trabalho. Foi muito bacana porque tivemos a presença de pessoas importantes, a exemplo da ministra Margareth Menezes. Para mim, foi um grande sucesso”