Associação Remanescente de Quilombo realiza mais uma edição da Feira Carrasco Cultura 

A presidente da Associação Remanescente de Quilombo da comunidade Carrasco, Genilda Maria Queiroz da Silva, juntamente com sua vice Maria Aparecida Alves Ferreira, realizaram mais uma edição da Feira Carrasco Cultura, este ano houve as feiras dos quintais produtivos,  palestras retratando a importância do artesanato, da cultura musical dos descendentes de Zumbi dos Palmares, o rei da liberdade. 

Este projeto acontece anualmente sempre na primeira semana de novembro, mas por causa das eleições, o evento aconteceu no dia 26 de novembro. 

A comunidade também foi reconhecida pela prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, no dia 30 de novembro, com o selo “Aqui se Faz Cultura’. Este reconhecimento da gestão municipal, fortalece o empenho da comunidade eternizar as tradições e fomentar as manifestações culturais através das gerações. 

Participaram do evento e entrega do selo o secretário de Cultura Wellington Magalhães, a secretária da Mulher de Alagoas, Maria José, Rejane Barros, Paulo Nunes, Lucas Lopes e os superintendentes de cultura, José Wilson, e de juventude, Damião Oliveira.

Para a presidente da Associação Remanescente de Quilombo, Genilda Maria, recentemente homenageada com o Prêmio Aqualtune, reconhecimento por méritos   a mulheres negras expressivas e importantes do Brasil, é importante essa união entre os povos afros e toda a sociedade. 

“São muitos anos lutando para que o povoado Carrasco seja visto com bons olhos e assim inúmeros projetos, aos poucos estão sendo realizados. O projeto valores da Nossa Terra tem nos dado todo apoio de divulgação aos movimentos culturais do Estado, manteve contato com o embaixador da cultura afro indígena do Brasil Tiago Kfuso e o mesmo parabenizou a comunidade  pelas nossas lutas diárias prometendo que no próximo ano de 2023, estará marcando na sua agenda uma visita no local, onde vão ser discutidos várias formas para que dentro das possibilidades possa ajudar o nosso povo”, disse.

Em entrevista para a coluna, a vice-presidente Maria Aparecida disse que para a comunidade  é um orgulho estar entre as comunidades escolhidas para receber  o selo Aqui se Faz Cultura. “Para gente é muito bom, é um desenvolvimento a mais. Todo ano acontece essa feira e este ano, vim acompanhado com essas premiações foi muito bom”, ressaltou. 

A comunidade Carrasco é remanescente do quilombo Carrasco foi reconhecida pelo governo federal, de acordo com o decreto 4.887 de 20 de novembro de 2003, pela Fundação Cultural Palmares/ Ministério da Cultura. A força feminina é destaque na comunidade, que atualmente tem sua ancestralidade e antepassados vivos com as ações da Associação de desenvolvimento da comunidade remanescente de Quilombo Carrasco, fundada em 20 de agosto de 2007.