Em pronunciamento feito na terça-feira, 25, durante audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Arapiraca, a secretária de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, solicitou aos vereadores que aprovem a dotação orçamentária para que haja continuidade das ações para o atendimento à população.
Combate à Covid-19
A gestora estava acompanhada do secretário-adjunto da Saúde, Sérgio Newton, e do procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho. Luciana Fonseca compareceu à Câmara depois que requerimento foi aprovado no último dia 18 deste mês, assinado por oito vereadores, para falar sobre os recursos aplicados pela secretaria no combate à Covid-19.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores Thiago ML, Dr. Fábio, Zé Carlinhos, Melquisedec de Oliveira, Adriano Targino, Márcio Marques, Fabiano Leão e Ginaldo Muniz, o Bicudo.
Orientação
Ao iniciar a sua explicação sobre a aplicação dos recursos públicos, a titular da pasta da Saúde de Arapiraca disse que a orientação do prefeito Luciano Barbosa para a equipe é de trabalho com afinco para que a população possa ser atendida.
Operação em conjunto
Equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária e da ANTT realizaram uma operação em conjunto na manhã de ontem, quarta-feira, 26, em Arapiraca. A fiscalização federal interditou três estabelecimentos comerciais de vendas clandestinas de passagens interestaduais. São eles: PEROLA TUR, MIRELE TURISMO e NEIDE TUR.
Os proprietários das agências lacradas precisam se dirigir até a sede da ANTT, em Recife, para regularização.
Vítima da covid-19
Morreu ontem, quarta-feira, 26, a professora arapiraquense Josimary de Barros Canuto Pinheiro, após complicações da covid-19, sogra do vereador Fabiano Leão. A morte da professora foi lamentada pela Câmara de Arapiraca, que se solidarizou com a família.
Momento de dor
“Neste momento de tanta dor, rogamos ao nosso Deus, que conforte a família do nosso companheiro Fabiano Leão “, disse o presidente da Câmara de Arapiraca, o vereador Thiago ML.
Leitos ocupados
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está com mais de 90% de seus leitos ocupados. Dos 39 leitos de UTI disponíveis, 32 estão com pacientes. Já os leitos das enfermarias são 60, desses estão ocupados 56. Os números representam 82 e 93% de ocupação.
Além do HE do Agreste, que fica na AL-220, também recebem pacientes vítimas da covid-19 os hospitais Chama e Regional. As unidades acolhem pacientes de Arapiraca e de toda a região. (Com Diário Arapiraca).
Proliferação do mosquito
Dias de chuva seguido de dias de sol são o cenário perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal causador de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca, o percentual de focos encontrados nos imóveis da cidade já ultrapassa os 4,4%, quando o máximo tolerado pelo Ministério da Saúde é de 1%.
Preocupante
Como ainda estamos vivenciando a pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde está preocupada com os casos de dengue, que podem estar sendo confundidos com casos suspeitos de Covid-19 e, consequentemente, subnotificados.
Nove casos
De acordo com a coordenadora de Dengue e outras Arboviroses de Arapiraca, enfermeira Lívia Emanuela, até o momento apenas nove casos de dengue foram confirmados através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o que é incomum nesta época do ano.
… Professores de Educação Física e profissionais da Pedagogia da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Penedo ganharam mais uma formação profissional em seu currículo.
… As categorias estão capacitadas para desenvolver o Programa Cultivar, iniciativa que amplia o acesso de crianças e estudantes em diferentes práticas desportivas e mantém o foco na formação pessoal, física e mental, através do esporte.
… Basquete, vôlei, futsal, futebol de campo, atletismo estão no currículo do programa que também inclui xadrez e novidades para alunos e alunas: o hóquei de quadra e o badminton, uma variação do tênis que já é modalidade olímpica. (Com assessoria).