Chuva intensa e ventos fortes devem atingir o Agreste e outras regiões de Alagoas, alerta Semarh

Chuvas intensas em Alagoas – Foto: kulkann/Getty Images/iStockphoto

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu, na manhã desta quarta-feira (2), um alerta sobre a previsão de pancadas de chuva e rajadas de vento em diversas regiões do estado ao longo das próximas 24 horas.

De acordo com a Semarh, a expectativa é de chuva moderada, mas a formação de instabilidades atmosféricas pode gerar acumulados mais expressivos em regiões como Litoral, Zona da Mata e Agreste. Além disso, há risco de ventos fortes em pontos isolados, o que pode causar prejuízos à população.

“As pancadas de chuva podem provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana. Até o momento, não há risco de elevação dos principais rios e lagoas do estado de Alagoas”, informou a Semarh.

Outro fator de atenção é o aumento da nebulosidade convectiva, que pode intensificar as rajadas de vento. Isso eleva o risco de destelhamento de imóveis, queda de árvores e desprendimento de placas mal fixadas, exigindo maior atenção da população.

Impactos em Maceió

Na capital alagoana, as chuvas intensas começaram ainda na madrugada, provocando alagamentos em diversos bairros. Entre as áreas mais afetadas estão Ponta Verde e Tabuleiro do Martins, onde o acúmulo de água causou congestionamentos em importantes vias da cidade.

Diante da situação, a Defesa Civil de Maceió enviou um alerta via SMS para a população, informando sobre o risco de deslizamentos de terra e recomendando que moradores de áreas vulneráveis busquem locais seguros até que as condições climáticas melhorem.

Por Redação