COM ACUMULADO DE 125 MM EM DOIS DIAS, NOVEMBRO EM ARAPIRACA É O MÊS MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 51 ANOS

Foto: Seinfra Arapiraca

Dados coletados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca mostram que, na segunda-feira (28) choveu 75 mm, no período das 18 horas até as seis da manhã de terça-feira (29).

E na noite desta terça-feira, o volume foi de 50 mm de chuvas. Com isso, o acumulado do mês de novembro é de 1.450 mm, ou seja, o maior da história nos últimos 51 anos em Arapiraca.
Os números foram repassados pelo engenheiro agrônomo João Batista, que monitora a Estação Experimental de Arapiraca.

O equipamento funcionou anos atrás em forma de parceria entre a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seapa) e a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

O acumulado de novembro já supera os meses de maio e também de junho deste ano, que foram os mais chuvosos.

Devido às fortes chuvas quem vêm caindo desde a segunda-feira em Arapiraca, foram registrados vários pontos de alagamentos na cidade e em alguns povoados.

A Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura e a Defesa Civil Municipal estão com as equipes mobilizadas atendendo a população.
Alerta

No início desta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de Perigo Potencial para chuvas intensas em 54 municípios de Alagoas.
Além de Arapiraca, as cidades que podem ser afetadas com maior volume de água as cidades de Água Branca, Teotônio Vilela, Traipu, Taquarana, São Sebastião, São José da Tapera, São Brás, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Quebrangulo, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Piranhas, Piaçabuçu, Penedo, Pariconha, Palmeira dos Índios, Palestina, Ouro Branco, Olho d’Água do Casado, Olivença, Olho d’Água das Flores, Monteirópolis, Minador do Negrão, Mata Grande, Maravilha, Major Isidoro, Limoeiro de Anadia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Inhapi, Igreja Nova, Girau do Ponciano, Igaci, Feliz Deserto, Feira Grande, Estrela de Alagoas, Dois Riachos, Delmiro Gouveia, Craíbas, Coruripe, Coité do Nóia, Carneiros, Canapi, Campo Grande, Cacimbinhas, Belém, Belo Monte e Batalha.

Fonte: Assessoria