Tanto hospitais particulares quanto os hospitais públicos estão se estrutura para atender os casos de síndromes gripais, principalmente com o aumento de casos de influenza e também Covid-19. Após meses com o número de ocupação de UTI em queda, Alagoas voltou a registrar um crescimento na ocupação dos leitos, o que fez ascender um alerta.
Fátima Alécio, pneumologista da Santa Casa de Misericórdia, alerta que esse preparado nesse momento é essencial para que as unidades de saúde não venham a sofrer a correria na separação dos leitos, como ocorreu no início da pandemia.
“Quando os casos de Covid começaram a diminuir, a demanda reprimida de cirurgias e outras patologias passaram a ocupar esses leitos. Infelizmente nós vamos ter esse trabalho novamente em bloquear UTI para a Covid e vamos estamos fazendo isso de forma precoce”, disse a especialista.
Além dos casos de Covid, as unidades de saúde estão lotadas com pacientes que trataram dos sintomas da influenza.
Ocupação de leitos
A ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 61%. A informação é do do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nessa terça-feira (03).
Em Maceió, a ocupação é de 78%. Alguns estados já estão registrando esse crescimento das internações por covid.
De acordo com o levantamento da Sesau, de 62 leitos de UTI no Estado, 40 são em Maceió e 22 no interior. Do total, em Maceió, 28 estão ocupados; já no interior, sete estão ocupados, totalizando 32% dos leitos estão ocupados.
Sobre os leitos clínicos, ao todo, são 110, sendo que 41 estão ocupados. Dos 54 leitos na capital, 32 já estão sendo utilizados por pacientes.
Fonte: Cada Minuto