COM MAIS DE 100.000 VEÍCULOS MOTORIZADOS TRAFEGANDO, SMTT ARAPIRACA É REFERÊNCIA NO TRÂNSITO EM ALAGOAS

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DENIT, oferece parceria à SMTT Arapiraca, para união de forças, em benefício do Trânsito seguro arapiraquense.
Com mais de 100.000(cem mil) veículos motorizados, Arapiraca é o primeiro município alagoano a adotar uma política de gestão do trânsito, tendo como ferramenta a educação. Arapiraca é pioneira nesse modelo de gestão, em Alagoas. Entre 1998 até agora, houve um aumento de 207%, na frota que circula nas vias do município. Isto sem falar dos pedestre de uma população que passa de 200 mil pessoas. São 2 pessoas para cada veículo motorizado, nas ruas da cidade. O volume é imenso, mas o desrespeito às leis de trânsito é bem maior.
Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca, desde o seu primeiro dia na gestão do órgão, recebeu do prefeito Luciano Barbosa, a incumbência de adotar uma política de conscientização e educação efetiva, de fato, que mudasse a realidade não só do Trânsito, mas sobretudo, transformasse condutores, condutoras e pedestres, em usuários que respeitem as leis de trânsito.
Sabe-se que o maior desafio do trânsito seguro, é o respeito à sinalização, pois se constata que o maior causador de acidente é provocado pela desobediência às leis de trânsito.
Por isto, foi instituído o projeto EDUCA, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, Detran Alagoas e secretaria municipal de Educação.
A eficiência é comprovada nos centros mais desenvolvidos, onde o respeito à sinalização é o princípio de um trânsito seguro.
A partir do Projeto EDUCA, da SMTT Arapiraca, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), procurou o órgão municipal para uma parceria. De fato, propôs ampliar o Projeto EDUCA, criado pela SMTT Arapiraca, com a nova plataforma digital, CONEXÃO DENIT, que segue a mesma linha de gestão do trânsito pela Educação.
O projeto-piloto da plataforma Conexão DNIT será na escola estadual Aurino Maciel. Com 350 alunos do ensino fundamental II (sexto ao nono ano), a escola abriu as portas para receber o projeto que vai mostrar vários caminhos do conhecimento de trânsito em material didático atualizado e que estará presente em diferentes disciplina da grade curricular.
“O caminho é a educação. É transformar estes jovens estudantes em agentes multiplicadores em casa, na vizinhança, na família, explicando sobre trânsito, sobre comportamento e seguindo as regras. Começamos com o Educa, agora teremos o Conexão DNIT. Vamos ampliando o conhecimento e dando a oportunidade para outras instituições e estudantes terem acesso a este material. É preciso fazer a diferença para termos resultados satisfatórios o mais breve possível”, comentou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.

Fonte: Jornal do interior/ Carlo Bandeira