Com milhares de fiéis, procissão do Mastro dá início à festa de Santa Isabel da Hungria

Foto: Assessoria

A chuva não foi capaz de afastar os fiéis da Paróquia de Santa Isabel da Hungria, localizada no bairro de Canafístula, conhecido por manter as tradições culturais das destaladeiras de fumo e folguedos. Neste domingo (06), mais de 150 fiéis acompanharam a preparação e a procissão do Mastro, que marca o início dos festejos para a padroeira do bairro.

Os fiéis seguiram em procissão até o povoado Bom Jardim para receber as bênçãos, fazer seus pedidos enquanto amarravam fitas de Santa Isabel no mastro e seguir com a haste de madeira que tem 25 metros de altura até a praça Higino Vital. Durante todo o percurso, os devotos cantavam para a padroeira. Ao chegarem na praça, que fica de frente à paróquia de Santa Isabel, o mastro é fincado e a bandeira é hasteada. 

Antes de ser erguido, o mastro é preparado pelos próprios paroquianos, que aparam a madeira, preparam as escoras e ajudam a erguer o mastro que, junto à bandeira hasteada, simboliza que a comunidade está em festa. Enquanto os homens preparam, o padre Davi Rithe Duarte, atual pároco, benze a bandeira e os fiéis. 

Todos os anos a paróquia homenageia pessoas importantes para a comunidade, desta vez, as destaladeiras de fumo do bairro de Canafístula tiveram reconhecido o compromisso em manter as tradições folclóricas da cidade vivas.

Para o secretário de Cultura de Arapiraca e também morador do bairro, Wellington Magalhães, relembra que a festa da padroeira é esperada por todos os moradores do bairro. “Sou filho natural da Canafístula, assim como os meus pais também são, e desde que nasci participo das festividades e sempre vejo nossa tradição sendo mantida, as crianças no bairro de Canafístula passam o ano todo esperando pela festa da padroeira, digo isso porque eu passei por essa fase, assim como os meus amigos, minha família e os adultos da comunidade. Tudo isso porque tem os parques de diversões, a roupa nova pra vestir, os zabumbeiros que animam a comunidade com a salva, o leilão e o melhor o clima de fraternização da comunidade nas quermesses e prestigiando as atrações culturais sempre após as novenas”, revela.

A procissão do mastro acontece no bairro desde 2018, ano de criação da paróquia, que tem a frente o pároco Davi Rithe Duarte. Desde então, os moradores do bairro e de demais localidades participam das preparações para a festa da padroeira dos enfermos e dos pobres. O evento faz parte das tradições da Igreja Católica, que simboliza que a comunidade está em festa. Nesta quinta (10), a Paróquia realizará a missa dos enfermos, isso porque Santa Isabel da Hungria é conhecida por interceder pelos pobres e enfermos e partir do dia 11 de novembro inicia-se o novenário em homenagem à santa. Para acompanhar mais informações, basta acessar as redes sociais da Paróquia: @santaisabeldahungriaarapiraca