No primeiro dia do ano de 2023, tomaram posse Lula (Presidente) e Alckmin (Vice-Presidente), em Brasília; Paulo Dantas (Governador) e Ronaldo Lessa (Vice-Governador), em Alagoas. Os discursos federal e estadual se alinham pelos valores da democracia e contra a fome. E por sermos do Nordeste, que elegeu Lula, termos Renan Filho como ministro dos Transportes, e governos que comungam das mesmas pautas, a expectativa é que Paulo e Ronaldo façam uma expressiva gestão. Em seu discurso de posse na Assembleia Legislativa, Paulo disse que é hora de união, a governança é para todos. Assim como fez Lula, já em seu primeiro discurso na Paulista após o resultado das eleições.
Frases que compuseram o discurso de Paulo foram bem marcantes. “Futuro grandioso”, ao falar da continuidade de programas como o Escola 10, o Cria, das duplicações e das mais de 300 obras, “que não vão parar”. Paulo fala em “escrever uma bela nova história”; cita obras que estão em andamento como a construção de mais três UPAS e três hospitais; conta da duplicação de estradas, de Maceió a Delmiro Gouveia, e do Sul ao Norte do estado. Não resta dúvida, não existe um momento político mais propício que este.
PAZ, UNIÃO E TRABALHO
As eleições para presidência do Brasil e governo de Alagoas foram conturbadas, mas foram vitoriosas: não apagaram projetos de diminuir as disparidades sociais. “Vi a face horrível do autoritarismo em 2022”, relembrou o governador. Que sigam salvando vidas e dignidades programas como o Pacto Contra a Fome e o Programa do Leite. Iniciado o novo governo, o presidente da Assembleia Marcelo Victor, aposta na capacidade de Paulo em promover a comunhão de todos. “Paz, união e trabalho”, vislumbra.
Estamos num momento raro na política em que presidente e vice-presidente do Brasil, governador e vice-governador de Alagoas pensam da mesma forma e querem a mesma coisa. A política é também a de valorização dos negros, das mulheres, de indígenas, quilombolas, LGBTQIAP+… “Nós precisamos que esse país assuma sua identidade de miscigenação, um país que recebeu gente do mundo todo. Ninguém tem dúvida da sua formação eclética, do que foi o sul do país, do que foi o Nordeste, do que foi a escravidão. Se a gente não conseguir entender isso, a gente não entende o que somos”, afirmou o vice-governador.
Na posse dos secretários, Ronaldo elogiou a qualidade do secretariado, manifestou gratidão a Paulo por estar novamente no governo do estado, e afirmou que cada vez, é uma experiência nova. “Ah, mas você já foi governador duas vezes… A água do rio, você não pega nela duas vezes. Cada dia, cada emoção, cada missão, é completamente diferente”, analisou.
O MELHOR GOVERNO
Ronaldo destacou o momento histórico pelo qual o Brasil passa e a importância da vitória de Paulo neste instante. “O país dá uma guinada, saindo de um governo que deixou a desejar. Lula está tentando fazer um governo de coalisão. É o que o Brasil espera de seus líderes. É preciso saber ouvir e isso é uma qualidade que o Paulo tem”, avalia Ronaldo.
Visualizando esse contexto Marcelo Victor afirmou que Paulo fará o melhor governo que Alagoas já teve. Ronaldo, que pegou o estado com dificuldade em todas as áreas, que iniciou e avançou como nunca no processo de reconstrução, tornando suas gestões num divisor de águas de desenvolvimento social e de cidadania, vem corroborar com a fala de Victor. “Estou ao seu lado Paulo, para contribuir com minha experiência para que esse governo seja o melhor da história. Precisamos estar unidos”. E Paulo foi enfático no seu discurso: “Quero deixar minha marca na história de Alagoas. Quero ser lembrado como um governador que modernizou o nosso estado, que suou para fazer de Alagoas um lugar melhor para todos”.
Por Alexandre Câmara