Alagoas completa nesta quarta-feira (19) um ano do início da vacinação contra a Covid-19 com o recebimento das primeiras doses do imunizante coronavac. O dia ficou marcado para todos que aguardavam a vacina para frear o avanço da doença, que devastava diversas famílias alagoanas, que perdiam seus parentes.
Nesse período de um ano, Alagoas aplicou mais de 4 milhões de doses dos imunizantes recebidos e com isso conseguiu vacinar 68% da população com a aplicação da primeira dose e 55% que completou todo o esquema vacinal.
O estado iniciou a imunização pelos profissionais de saúde, o que conseguiu reduzir o número de infecções e mortes entre os profissionais.
Durante todo esse tempo, os alagoanos enfrentaram diversas fases da doença, que impôs o isolamento social, fechamento do comércio e até impediu reuniu familiares em datas comemorativas. Para a assistente social, a primeira vacinada em Alagoas, o dia 19 de janeiro ficou marcado como um dia de esperança para mudança da realidade vista dentro dos hospitais.
“Eu esperava que hoje, um ano depois, não tivessem mais discutindo se a vacina é boa ou não, e esperava também não receber nos hospitais pessoas infectadas por Covid-19, que ainda não se vacinaram”, disse Marta Antonia, em entrevista a TV Gazeta.
Fonte: Cada Minuto