Espesolimabe recebe aprovação da Anvisa para prevenção de crises de Psoríase Pustulosa Generalizada

O medicamento demonstrou uma redução de 84% no risco de crises em pacientes adultos e adolescentes

Diferentemente da psoríase em placas, a PPG é uma doença auto inflamatória, rara e crônica – Foto: Divulgação

No início de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o espesolimabe, da farmacêutica Boehringer Ingelheim, para a prevenção de crises de Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG) em adultos e adolescentes a partir de 12 anos e com mais de 40kg. Diferentemente da psoríase em placas, a PPG é uma doença auto inflamatória, rara e crônica, que se manifesta com crises de pequenas bolhas de pus que podem estar associadas a febre, dores no corpo e fadiga.

A aprovação baseia-se nos resultados do estudo clínico EFFISAYIL 2, que mostrou que espesolimabe reduziu significativamente o risco de crises de PPG em 84%, em comparação com o placebo. No estudo conduzido com 123 pacientes ao longo de 48 semanas, não foram observadas crises após a quarta semana de tratamento subcutâneo com espesolimabe no grupo que recebeu a dose alta de espesolimabe, nenhuma crise foi observada após a quarta semana do estudo preconizada.

A Dra. Thais Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim no Brasil, comentou: “A nova indicação de espesolimabe representa uma mudança fundamental para as pessoas que vivem com a Psoríase Pustulosa Generalizada. Portanto, expandir o tratamento é um passo fundamental para abordar as necessidades dos pacientes, oferecendo o primeiro tratamento específico que evita as crises de PPG e pode melhorar drasticamente a qualidade de vida”.

No ano passado, o medicamento foi aprovado pela agência reguladora para o tratamento da exacerbação da PPG em pacientes adultos. Agora, com esta nova indicação, é possível manejar a doença de forma a evitar que os pacientes tenham crises.

Sobre espesolimabe

O espesolimabe é um anticorpo monoclonal que bloqueia o receptor da interleucina-36 (IL-36), uma proteína envolvida na inflamação da pele na psoríase pustulosa generalizada. Desse modo, contribui para a supressão das vias que causam inflamação e formação das lesões de pele características, ou seja, as pequenas bolhas de pus, chamadas de pústulas.

Sobre Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim, uma das 20 maiores empresas da indústria farmacêutica, atua tanto na saúde humana quanto animal. Como um dos principais investidores percentuais do setor em pesquisa e desenvolvimento, com 22,5% do faturamento em vendas líquidas investidos em 2023, a companhia tem como foco o desenvolvimento de terapias inovadoras que podem melhorar e prolongar vidas em áreas com altas necessidades médicas não atendidas. Desde a sua fundação em 1885, a Boehringer adota uma perspectiva de longo prazo, incorporando sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor. Mais de 53.500 colaboradores atendem mais de 130 mercados para construir um amanhã mais saudável, sustentável e equitativo.

No Brasil desde 1956, a Boehringer atua em todo o território nacional e está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital, fábrica em Paulínia dedicada à saúde animal, e laboratório de controle de qualidade no Jaguaré. Pelo oitavo ano consecutivo, foi reconhecida pela certificação Top Employer, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos. E, mais recentemente, a companhia recebeu a certificação do instituto Great Place to Work, que reconhece as organizações que são consideradas pelos (as) seus colaboradores (as) como um ótimo lugar para se trabalhar.

Por Assessoria