Geração Distribuída: entenda como os consumidores de Alagoas podem economizar na conta de energia

Você já ouviu falar em geração distribuída compartilhada? Se não, é uma modalidade de compensação de energia renovável, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e instituída pela Lei 14.300/2022, que concede uma economia na fatura dos consumidores por meio do compartilhamento de créditos de energia a partir de uma usina. Esse modelo de geração inclui plantas de diversas fontes alternativas com até 5 megawatts (MW) de potência, que podem atender comércios, empresas e residências.

A Geração Distribuída Compartilhada é considerada uma das opções mais vantajosas para consumidores que não querem investir em painéis solares ou grandes obras para ter energia limpa. Essa solução já está disponível no estado de Alagoas, com fácil modelo de adesão. Confira abaixo algumas curiosidades sobre o tema e sobre como contratar esse serviço para a sua unidade consumidora.

  1. Como funciona?

A geração distribuída compartilhada é caracterizada pela reunião de consumidores, composta por pessoas físicas ou jurídicas, em uma planta de geração distribuída, por meio de um consórcio com atendimento das unidades consumidoras pela mesma distribuidora local – no caso de Alagoas, a Equatorial AL.

Sem nenhuma taxa de fidelidade ou custo adicional ao consumidor, a solução funciona como um plano de assinatura, onde a energia da usina é injetada na rede elétrica convencional e compartilhada com os consumidores conectados a partir da geração de créditos de energia na conta de luz desses clientes, resultando em uma economia mensal a partir de 10% nas faturas.

Mas é importante ressaltar que a distribuição da energia continua sendo feita pela concessionária e, por isso, o consumidor continuará pagando sua conta de luz normalmente, porém com valores menores dos que ele costumava pagar, correspondendo apenas a taxa de consumo mínimo da distribuidora e os tributos (ICMS, PIS, COFINS e Iluminação Pública).

  1. Qual o diferencial desta para as outras soluções de energia renovável?

O diferencial desta iniciativa é possibilitar que cada vez mais pessoas usufruam de fontes de energia limpa sem precisar investir na instalação de painéis solares em telhados ou em obras, promovendo economia nas faturas de energia elétrica com mais facilidade ao consumidor.

  1. Quais tipos de fontes de energia entram neste serviço? É apenas solar?

Não. As plantas de geração distribuída podem ser provenientes de diversas fontes de energia, desde que estas sejam renováveis e tenham no máximo 5 MW de potência. Dentre as possibilidades, estão usinas solares, biogás, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.

  1. Quais os cuidados e alertas para aderir à solução?

A geração distribuída compartilhada é uma modalidade extremamente segura e confiável, conforme prevê a Lei 14.300/2022. No entanto, é importante pesquisar bem as empresas que atuam no ramo e avaliar sua credibilidade no mercado. Para isso, a internet pode ser uma grande aliada, especialmente quando se trata de veículos de notícias e portais de confiança.

  1. Como aderir ao serviço e quais empresas confiar nesse processo?

Existem algumas empresas que atuam na modalidade de geração distribuída compartilhada, desde pequeno, médio e grande porte. Em Alagoas, uma grande companhia que anunciou recentemente a sua atuação com o modelo no estado foi a Raízen Power, marca 100% dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis, bioenergia e 3ª maior empresa em faturamento do Brasil. Atualmente, também é uma das maiores comercializadoras de energia elétrica do Brasil, contando com mais de 30 mil clientes e mais de 26,9 TWh de energia elétrica transacionados.

Em agosto, a marca iniciou a operação de duas plantas de biogás localizadas nos municípios de Craíbas (2 MWac) e Pilar (1 MWac). As usinas têm capacidade para abastecer cerca de 40 mil habitantes em todo o estado.

A solução da companhia está disponível tanto para empresas (CNPJs) quanto para pessoas físicas (CPFs), por meio da Reverde, startup parceira que atua conjuntamente no portfólio da marca. Quer ver o quanto pode economizar com energia? No site da Raízen Power é possível consultar a solução e receber uma proposta personalizada.

Para mais informações | Raízen

Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas

raizen@loures.com.br

Por Assessoria