Governo de Alagoas cede imóvel e firma acordo de cooperação com o Ifal

Severino Carvalho / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas formalizou, nesta terça-feira (1), a cessão do imóvel, situado no Benedito Bentes II, em Maceió, ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para o uso nas atividades educacionais, sem a necessidade de pagamento de aluguel.

A solenidade aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e marcou também a assinatura do Acordo de Cooperação Acadêmica entre as partes para a execução de atividades do Campus Piranhas, no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.

A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, representou o governador Paulo Dantas durante a cerimônia. Ao citar as ações desta terça-feira e os programas exitosos, ela afirmou que o Governo de Alagoas pavimenta o futuro ao investir na educação.

“Esse é mais um ato que comprova o compromisso do governador Paulo Dantas com a educação pública de qualidade, aqui em Alagoas. A gente viu, essa semana, as notícias que apontam que 85% da população aprova a gestão da educação conduzida pelo governador Paulo. E isso não é à toa”, enfatizou Renata dos Santos.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, explicou que, com o Termo de Cessão, o Campus Ifal – Benedito Bentes muda de tipologia, o que vai possibilitar a oferta de novos cursos e abertura de novas vagas.

“Um campus, que hoje tem 13 técnicos e 20 professores, vai poder, agora, mudar de tipologia: de um campus avançado para um campus definitivo, com 70 professores e 40 técnicos. Então, isso vai possibilitar a oferta de novos cursos e de novas vagas para que a gente possa continuar cumprindo a missão de promover a educação de qualidade social, pública, gratuita e inclusiva”, celebrou Guedes.

Ele recordou que, em 2016, o então govenador Renan Filho – hoje ministro dos Transportes do Governo Lula – fez a cessão provisório do imóvel ao Ifal.

“Gratidão ao ex-governador Renan Filho, por possibilitar essa oferta de educação profissional num bairro tão importante. E, claro, ao governador Paulo Dantas, por esse momento, pelo dia de hoje, de, junto com a Secretaria de Planejamento e toda a estrutura do Governo, fazer uma cessão de vinte anos, que vai possibilitar a mudança de tipologia do nosso campus”, agradeceu Guedes.

Campus Piranhas

Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o Governo de Alagoas também celebrou o Acordo de Cooperação Acadêmica com o Ifal, Campus Piranhas, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.

“Nós temos o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, que é um espaço onde desenvolvemos tecnologias sociais, onde agricultores familiares são capacitados. Mas, agora, teremos essa possibilidade de trabalhar pesquisa e extensão com os alunos. Vamos conseguir atender mais de mil alunos dos diversos cursos voltados à agricultura, à pecuária e à agroecologia, dentro do Centro Xingó”, comemorou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

“Da mesma forma, os professores vão poder desenvolver ações, utilizar o nosso auditório, as nossas salas de aula, para que possamos desenvolver, cada vez mais, a agricultura e a pecuária no nosso Estado, assim como também a testagem das nossas sementes do programa Planta Alagoas, que lançamos na semana passada”, acrescentou a secretária.

Estudantes e professores do Ifal prestigiaram a solenidade, que também contou a presença do deputado estadual Silvio Camelo; da secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Júlia Casado; do superintendente de Gestão Patrimonial, Jonathan Soares; do vereador por Maceió, Silvio Camelo Filho, dentre outras autoridades.

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver

Thiago Sampaio

ver