Pesquisa Ipespe aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial, com 43% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 25%.
Logo atrás, estão o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) vêm na sequência, ambos com 8%, e empatam dentro da margem de erro com João Doria (PSDB), que ficou com 3%.
Em comparação com levantamento anterior, realizado há 15 dias, Lula tinha 44% dos votos e, portanto, oscilou negativamente dentro da margem, que é de 3,2 pontos percentuais. Já Bolsonaro oscilou positivamente, de 24% para 25%. Ciro e Moro ficaram estáveis. Doria oscilou positivamente de 2% para 3%.
Embora Lula lidere com folga, o ex-presidente não conseguiria sair vitorioso no primeiro turno, já que tem 43% dos votos e seus adversários somam mais de 46%. Para dispensar a necessidade do segundo turno, o petista teria que ter um percentual maior que todos os demais candidatos juntos.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 36% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo lugar, com 24%, enquanto 25% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.
Moro e Ciro atingiram 4% dos votos e Doria, 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos foram 5%.
2º Turno
A pesquisa também fez a simulação de cenários para o segundo turno e o ex-presidente Lula sai vencedor em todos em que é citado:
- Lula (54%) x Bolsonaro (31%)
- Lula (51%) x Moro (31%)
- Lula (50%) x Ciro (24%)
- Lula (53%) x Doria (18%)
- Ciro (45%) x Bolsonaro (33%)
- Doria (40%) x Bolsonaro (34%)
- Moro (32%) x Bolsonaro (30%)
Fonte: É Assim