JORNAL DE ARAPIRACA: 9 ANOS AO LADO DO POVO, NOTICIANDO A REGIÃO DO AGRESTE

Foto: Manuelly Campos

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”. A frase do saudoso jornalista Cláudio Abramo, que tanto nos ensinou com seus artigos e reportagens no Estadão de São Paulo, cabe muito bem na trajetória de luta pela informação isenta e de qualidade praticada pela equipe do Jornal de Arapiraca. Portanto, é com inteligência e coragem que essa trupe vem tocando, durante as últimas nove décadas, esse importante hebdomadário.
A marca alcançada nesta edição, em homenagem aos nove anos deste importante veículo de comunicação, é motivo de comemoração para os leitores e jornalistas que sustentam a publicação impressa quinzenal e o conteúdo disponibilizado em portais de notícias online, em especial os sites Arapiraca News, Jialagoas.com e Tecla 1. Todos parceiros fundamentais do veículo fundado pelo jornalista Roberto Baía, editor-chefe do Jornal de Arapiraca desde a sua primeira edição.
A data escolhida para o nascimento do tabloide não foi aleatória; muito pelo contrário. O lançamento do número zero do Jornal de Arapiraca ocorreu no dia da Emancipação Política de Arapiraca, precisamente para prestar uma homenagem ao município, que é o principal motivo da existência desse informativo, cuja semente foi plantada ainda na década de 1980, quando dois estudantes de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) criaram o Jornal Opção.
O projeto de conclusão de curso dos formandos Roberto Baía e Arnaldo Ferreira ganhou vida fora do contexto acadêmico e perdurou por cinco anos, terminando devido a divergências políticas, de acordo com Roberto Baía, sócio e editor do projeto, que assumiu uma nova forma e denominação trinta anos após o seu início. A nova fase idealizada por Roberto Baía celebra nove anos de existência, cobrindo acontecimentos de grande impacto e com exclusividade, um dos traços distintivos do Jornal de Arapiraca.

FOCADO NA REGIÃO

“São nove anos produzindo informações que retratam principalmente a nossa região, focando nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e toda a região metropolitana do Agreste, a princípio com periodicidade semanal, mas tivemos que passar a ser quinzenal devido à pandemia, inclusive adotando o trabalho remoto para nos adaptar a esse problema que tanto mal causou em todo o mundo”, informa Roberto Baía, frisando que o planejamento para 2025 inclui a retomada da circulação semanal.
O editor-chefe do Jornal de Arapiraca possui extensa experiência em jornalismo impresso, obtida através de anos de trabalho em várias redações de jornais em Alagoas, incluindo o Jornal de Alagoas, Diário de Alagoas e o Jornal Tribuna Independente, onde mantém a coluna “Cidades em Foco”. Roberto Baía também tem experiência em assessoria de imprensa e escreve para o Extra Alagoas desde a sua criação. Ele não tem dúvida sobre a importância do jornal impresso, apesar do surgimento da internet e das redes sociais, em que pese as dificuldades que precisam ser superadas.
“A missão é informar o leitor interiorano, com um diálogo permanente, voltado para a coletividade e isento. O nosso jornal é o único de Arapiraca e que fala da cidade. O segredo para que dê certo é a união da equipe, que fortalece a manutenção do jornal, e pretendemos investir ainda mais, porque eu acredito no jornal impresso, apesar dos novos tempos”, afirma Roberto Baía.
Em 2012, o Jornal de Arapiraca foi um dos homenageados, através da Secretaria de Cultura, com o Troféu Paulo Lourenço. O Prêmio Destaque na Cultura 2021 foi destinado aos fazedores e incentivadores da cultura na capital do Agreste, que produziram e incentivaram a cultura no município durante a pandemia, ressaltando os esforços para fazer de Arapiraca uma referência cultural, mesmo com as adversidades.

AGRADECIMENTOS E REPERCUSSÃO

JORNALISTA ROBERTO BAÍA, EDITOR-GERAL DO JA

“Hoje, nos 100 anos de Arapiraca e no aniversário de 9 anos do Jornal de Arapiraca, somos só gratidão. A todos os jornalistas, colunistas e colaboradores que passaram por nossa redação e aos que permanecem fazendo história.
Um agradecimento especial aos nossos leitores e anunciantes, cuja confiança e apoio tornam tudo isso possível”.

PREFEITO DE ARAPIRACA, LUCIANO BARBOSA

“Ler o Jornal de Arapiraca é abrir as páginas do nosso cotidiano para estar bem informado sobre o que acontece na política, economia, na cultura e em todos os segmentos do nosso município, do nosso país e do mundo. É também um importante meio de comunicação que dá voz às pessoas para que o poder público possa chegar cada vez mais perto e atender às demandas da população em defesa de uma melhor qualidade de vida e justiça social. Parabéns a todos os que fazem o Jornal de Arapiraca pelos nove anos de sucesso e de um jornalismo feito com seriedade e muita ética”.

JOALDO CAVALCANTE, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO

“Em nome dos jornalistas Roberto Baía e Rafaela Tenório, desejo felicitar a equipe do Jornal de Arapiraca, que faz nove anos de existência, exatamente neste dia 30 de outubro, quando o município de Arapiraca celebra seu centenário. Vida longa ao veículo de comunicação e sucesso no trabalho de prestação de serviços à coletividade”.
ELIANE AQUINO, SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE MACEIÓ

“Jornal de Arapiraca há nove anos construindo desenvolvimento e cidadania através da informação. Tenho acompanhado desde o início do projeto até os dias de hoje, vendo este veículo caminhar sempre na defesa do estado democrático de direito, fazendo jornalismo com responsabilidade e compromisso ético. Parabéns a todos e todas”.

DEPUTADO FEDERAL PAULÃO (PT)

“Eu considero a importância do jornalismo como fonte de informação fundamental para o fortalecimento da democracia. O Jornal de Arapiraca, que nesta quarta-feira (30/10) comemora 9 anos de fundação, exerce um papel importantíssimo na vida do povo do região e, em especial, do município de Arapiraca, que é a segunda maior cidade de Alagoas, com mais de 200 mil habitantes. Portanto, tem uma influência muito grande na micro-região do Agreste.
Nesse sentido, o Jornal de Arapiraca cumpre o papel de fazer a boa comunicação, esse elo entre o povo e a notícia; ouvindo o contraditório, tomando para si o sentimento do povo da região do Agreste e do Sertão, seus problemas, facilitações e infortúnios, mas, acima de tudo, dialogando e compreendendo a importâncias de noticiar a informação de qualidade isenta. Por isso, gostaria de parabenizar toda a equipe do Jornal de Arapiraca, pelo aniversário de 9 anos de fundação deste importante veículo de comunicação”.

DEPUTADO FEDERAL DANIEL BARBOSA

“Neste dia tão especial, é uma honra parabenizar o Jornal de Arapiraca por seus nove anos de compromisso com a informação de qualidade, desempenhando um papel fundamental para a Capital do Agreste e sua população. Que este aniversário, que coincide com o centenário da cidade de Arapiraca, renove a missão de um jornalismo ético, sempre pautado na verdade e na credibilidade, que valoriza as histórias do nosso povo e fortalece a nossa identidade. Parabéns ao Jornal de Arapiraca por essa trajetória de sucesso e à Arapiraca por seu primeiro centenário.”

RENAN CALHEIROS – SENADOR (MDB)

“Parabenizo a toda a equipe do Jornal de Arapiraca, na pessoa do jornalista Roberto Baía, pela inestimável contribuição à cidadania, à democracia e à comunicação social de qualidade. Tenho, sempre que posso, acompanhado o trabalho de vocês, e vejo que o Jornal de Arapiraca, ao longo dessas nove décadas, tem cumprido com louvor a nobre missão de bem informar, produzindo notícias e reportagens importantes sobre tudo que acontece na região. Portanto, deixo aqui o meu mais fraternal abraço a todos e a todas que fazem desse importante veículo de comunicação uma realidade; que essa data se repita por muitos e muitos anos. Parabéns!”

Por Ricardo Rodrigues Repórter