No último fim de semana, a atleta arapiraquense Maria do Carmo Cruz da Hora, conhecida como Carminha, 64 anos, conquistou seis medalhas de ouro durante o XVI Troféu Brasil de Atletismo Master, disputado de 09 a 11 de setembro em Florianópolis, Santa Catarina.
A arapiraquense encarou pela primeira vez o desafio de competir em pista, algo que ela começou a fazer recentemente. Devido à sua boa adaptação em provas desse tipo e com muita dedicação e força de vontade, ela alcançou o topo do pódio em todas as oito provas que disputou.
As disputas aconteceram nas pistas de atletismo do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, participaram mais de 300 atletas de 30 a 90 anos de vários estados e países da América do Sul.
Com as dificuldades enfrentadas pela falta de apoio no dia das competições, Carminha recorda que quase não participou das provas por não ter um tênis adequado e precisou usar um emprestado. Mesmo com esse constrangimento a maratonista e ultramaratonista conquistou o ouro em seis modalidades: 10.000m; 5.000m; 1.5000m; 800m; revezamento 4x100m e revezamento 4x400m.
Carminha é a primeira mulher alagoana a ser maratonista e ultramaratonista com mais de 60 anos. Agora, Carminha é campeã brasileira de atletismo Master f 60.
Em entrevista para o Jornal de Arapiraca, Carminha falou do seu novo objetivo que é viajar para Colômbia em novembro para o campeonato Mercosul. “Estou querendo ir para Colômbia e vou precisar de pessoas que queiram me ajudar para que desta vez, eu saia do Brasil para trazer para Arapiraca mais uma conquista”, explicou Carminha, ressaltando que até o momento, não tem nenhum recurso para viajar.
A atleta falou das necessidades que ela passou em Santa Catarina, além de correr com o tênis emprestado os três dias, ela teve que economizar na alimentação. “ Eu tive dificuldade para sair do hotel para ir para as provas. Não é barato a alimentação. Achei que seria mais em conta e não foi, meu almoço custava 31 reais. Então eu fiz o seguinte: como era self service, eu caprichava no meu prato porque eu comprei uma vasilha e o que sobrava eu guardava e jantava a noite”, relatou.
Carminha recebeu o reconhecimento do renomado atleta de atletismo catarinense, Jerry da Costa, que ressaltou a qualidade da atleta Carminha e a importância do apoio dos patrocinadores para que ela se mantenha obtendo resultados de altíssimo nível.
Para finalizar a arapiraquense agradeceu aos seus patrocinadores e apoio. “Agradeço a Deus e a quem acredita em mim, em meu trabalho, sozinha eu não conseguiria viajar para Santa Catarina. Muito obrigada pela confiança”, concluiu.
Quem puder ajudar atleta entre em contato através do número: (82) 9.951-4702 instagram @carminha_apaixonadaporcorrida
Fonte: Jornal de Arapiraca/ Rafaela Tenório