MEU AMIGO PET RETOMA CASTRAÇÕES GRATUITAS PARA ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO

Objetivo é conter o número de cães e gatos nas ruas, controlando a natalidade e reduzindo zoonoses

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

Neste sábado (16), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, retomou um importante projeto de saúde pública do município: o Meu Amigo Pet. O programa oferece castração gratuita para animais em situação de abandono, evitando o nascimento de filhotes que também acabariam na rua.

A ação aconteceu no Castramóvel, localizado no Bosque das Arapiracas, nas proximidades da Escola de Circo. Realizada em parceria com a Associação Humanitária de Proteção Animal de Arapiraca (AHPAR) e a Secretaria Executiva, ela contou com a presença da secretária de Saúde, Jackelline Barbosa, do secretário-executivo, Vytor Ferro, e da equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde.

“Esse projeto tem o objetivo de auxiliar no controle da natalidade e na redução de zoonoses, além de diminuir o número de animais em abandono nas ruas da cidade. É uma ação de saúde pública que beneficia tanto a população arapiraquense quanto os animais que vivem nessa situação”, explica a secretária.

Além de oferecer benefícios para a população, evitando transtornos sérios como estas zoonoses, a castração também é benéfica para os amigos de quatro patas que passam por ela. A cirurgia diminui o risco de câncer de mama, infecções uterinas graves e comportamento agressivo.

Em nome da equipe do programa Meu Amigo Pet, o secretário Vytor Ferro agradeceu a parceria e se mostrou entusiasmado com o futuro do projeto. “Queremos expressar nossa gratidão à Secretaria de Saúde e ao prefeito Luciano Barbosa por liderarem essa iniciativa que toca nossos corações. Juntos, estamos fazendo a diferença e mostrando ao mundo o poder transformador do cuidado com os animais”.

É válido ressaltar que neste primeiro momento somente as fêmeas em situação de rua foram contempladas com a ação. Uma segunda etapa do projeto acontecerá em breve retornando com os mutirões nos bairros de Arapiraca.

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

Por Assessoria