Em nova remessa de CoronaVac e AstraZeneca, enviada pelo Ministério da Saúde, Alagoas recebeu 88.200 imunizantes
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (22), a distribuição das 88.200 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), no sábado (20). Com a nova remessa, segundo o Plano Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), 29.375 doses foram distribuídas para as cidades da Maceió, Jequiá da Praia, Rio Largo, União dos Palmares, Pilar e Atalaia.
As cidades que receberão mais doses da CoronaVac e AstraZeneca são a capital alagoana, com 24.655 doses, seguida por Arapiraca (5.210) e Palmeira dos Índios (1.985). Já o município de Rio Largo vai receber 1.475 doses, União dos Palmares será contemplado com 1.400 doses e Delmiro Gouveia irá contar com mais 1.160.
Com a nova remessa de imunizantes, serão contemplados, agora, os idosos com idades entre 68 a 71 anos. Também serão contemplados os trabalhadores da saúde com idades entre 50 a 54 anos.
Os imunizantes ficam sob a responsabilidade do PNI/AL, nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca. Após a retirada das vacinas, cada município é responsável pela aplicação das doses na população, além de determinar os locais de vacinação e registrar as doses no sistema.
Agendamento – Para fazer a retirada das novas doses e dos insumos, os municípios precisam fazer uma solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos e agendar com as centrais de distribuição o momento da retirada por meio do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com. As cidades que tem como referência a Central de Arapiraca precisam entrar em contato pelo telefone (82) 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.
Texto de João Victor Barroso