Negligência e descaso com a atenção básica colocam Taquarana entre municípios com piores índices de vacinação em AL

Os índices de vacinação contra a gripe Influenza vem despencado drasticamente nos últimos quatro anos no município de Taquarana. De acordo com dados colhidos junto a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, o município agrestino ocupa atualmente a 60ª colocação no estado de Alagoas, atingindo apenas 46,60% nos índices gerais de imunização.

A nítida negligência contra a ciência associada a falta de um trabalho eficiente de busca ativa demonstram o descaso da Secretaria Municipal de Saúde, através dos serviços de Atenção Básica que têm como conceito principal a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades do cidadão viver de modo saudável, já expõe um cenário que poderá causar consequências irreversíveis na saúde da população taquaranense.

Entre dos públicos “invisíveis” para a Prefeitura de Taquarana estão os grupos prioritários, a exemplo dos quilombolas, gestantes e pessoas com deficiência.

De acordo com os dados registrados na plataforma do Ministério da Saúde, dos 850 quilombolas cadastrados na Secretaria de Saúde do município apenas 14 pessoas foram vacinadas ao longo desses oito meses de 2024. Situação semelhante ocorre com as pessoas com deficiências permanentes e acamadas, onde num universo de 1.186 pessoas apenas 20 receberam o imunizante. Das 209 gestantes só foram vacinadas 120 e das 34 puérperas somente 7 foram imunizadas.

POLIOMIELITE

A falta de zelo e respeito com as crianças também é uma preocupação que poderá gerar graves sequelas. A baixa vacinação contra a Poliomielite também é preocupante. Das 1.093 crianças aptas a receberem o imunizante apenas 650 foram vacinadas.

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.