Nova concessionária assume saneamento de 34 cidades alagoanas na quinta-feira(1)

Foto: Divulgação

Vencedora do Leilão realizado em 2021 para concessão dos serviços de saneamento do Bloco B em Alagoas – composto por 34 municípios da Bacia Leiteira e Serrana –, a Águas do Sertão, consórcio formado pela Conasa Infraestrutura e Allonda Ambiental, já entrou em contagem regressiva para o início oficial de sua operação no próximo dia 1 de setembro.

Em parceria com a Casal – que segue responsável pela captação, tratamento e qualidade da água –, a Águas do Sertão assume o contrato de 35 anos para cuidar da reservação e distribuição da água tratada pela Casal, assim como do esgotamento sanitário e do atendimento comercial na região.

Ao todo, 151 localidades passarão a ser atendidas pela nova concessionária, divididas em três núcleos, totalizando 568 mil habitantes: Núcleo Delmiro Gouveia (Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas); Núcleo Palmeira dos Índios (Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Igaci, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira) e Núcleo Penedo (Feira Grande, Igreja Nova, Junqueiro, Piaçabuçu, São Brás, Traipu, Penedo, Porto Real do Colégio e São Miguel dos Campos)

Em Penedo, São Miguel dos Campos e Porto Real do Colégio, municípios que não faziam parte da rede da Casal e que eram atendidos pelos SAAEs (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a Águas do Sertão assumirá da captação de água ao tratamento de esgoto, ou seja, será responsável pelo processo completo de saneamento.

Com R$ 1,215 bilhão pago na outorga e outros R$ 1,89 bilhão previsto para obras ao longo dos anos, o compromisso é universalizar o acesso ao saneamento básico nos municípios atendidos até 2033, conectando 100% dos domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto. Atualmente, a cobertura de água na região varia entre 50% e 100%, porém sem regularidade no abastecimento, e apenas 8% das residências possuem acesso ao esgoto.

“Os primeiros esforços serão dedicados à universalização dos serviços de água, com ampliação de redes, melhorias operacionais, manutenção de ETAs, automação de sistemas e gestão de perdas”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Simultaneamente, a concessionária inicia os primeiros investimentos em esgoto”, diz.

O que muda

Apesar da programação de longo prazo prevista em contrato, muitos benefícios poderão ser percebidos logo nos primeiros dias de operação. Com um time de aproximadamente 400 colaboradores contratados, de imediato, a Águas do Sertão chega para proporcionar, em conjunto com a Casal, uma melhor prestação de serviços à população, com uma estrutura de atendimento nos 34 municípios, lojas padronizadas e climatizadas, trazendo mais conforto e acesso aos serviços.

Além desse atendimento presencial qualificado, o consumidor contará também com pontos de autoatendimento e diversos canais (0800, Site, Whatsapp e chatbot), com possibilidade de pagamento por PIX ou cartão (crédito ou débito). Tudo isso para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Outra inovação é a digitalização do processo de leitura, garantindo maior integridade dos dados de faturamento e trazendo agilidade ao processo, além do débito automático para correntistas do Banco de Brasil e Caixa Econômica Federal.

André Velloso, também diretor da Águas do Sertão, destaca que a concessionária trabalha em parceria com o Governo de Alagoas e a Casal para que a transição ocorra da melhor forma possível. “Juntos, acreditamos que podemos transformar o caso alagoano em um exemplo para os demais estados brasileiros na trajetória para o alcance da universalização do saneamento”, diz.

“Por meio do acesso ao saneamento básico, nosso objetivo é ajudar a ressignificar o Sertão alagoano, permitindo que todo o potencial econômico da região possa ser despertado, além de beneficiar setores como educação e saúde”, completa Antonio Hercules Neto.

Tarifas

A chegada da concessionária não produzirá alteração no plano tarifário da região, cujo índice considera o percentual dos custos da água fornecida pela Casal, mão-de-obra, produtos químicos e energia elétrica, conforme estabelece a Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445). A tabela com os valores pode ser consultada no site www.aguasdosertao.com.Além disso, a previsão é expandir a base de clientes beneficiados pela tarifa social, que corresponde a um desconto de 50% na tarifa residencial para até 20 metros cúbicos de consumo por mês. De acordo com a Lei Estadual (Resolução ARSAL Nº 12 DE 30/03/2022), têm direito ao benefício pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo que estejam inscritos no CadÚnico. Quem já possuía a tarifa social no cadastro da Casal seguirá com o desconto e novos clientes poderão solicitar o benefício nos postos de atendimento da Águas do Sertão (consulte documentos necessários no site www.aguasdosertao.com).
do Sertãowww.aguasdosertao.comSegunda via da fatura, atualização de cadastro, pedido de religação, plano tarifário e endereços das lojas de atendimento.

Central de Atendimento 0800 000 2122 (chamada de voz e Whatsapp). Atendimento telefônico disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, sábado, domingos e feriados, das 7h às 19h.

Sobre a Conasa

Criada em 2007, a Conasa constituiu-se como holding administradora de Sociedades de Propósito Especí?co (SPE). Inicialmente voltada para atividades de saneamento básico e tratamento de e?uentes, a companhia hoje está presente igualmente nos segmentos de energia e rodovias, setores de signi?cativa relevância para o desenvolvimento do país e ainda carentes de investimentos. Por intermédio de suas controladas, possui Sistema Integrado de Gestão baseado na NBR ISO e suas Certificações NBR ISO 9001, 14001 e 17025:2005.

Sobre a Allonda

O Grupo Allonda é uma holding formada por cinco empresas: Allonda Ambiental, Allonda Engenharia, Allonda Energia, Allonda Saneamento e Allonda Resíduos, respectivamente especializadas em oferecer soluções sustentáveis para a indústria, o setor de infraestrutura, de energias renováveis, saneamento básico e gestão de resíduos baseada no conceito de Economia Circular. Com mais de duas décadas de atuação no Brasil e na América Latina, possui um time composto por cerca de 2.500 integrantes, certificação ISO 9001, 45001 e 14001, e tem como compromisso transformar o futuro por meio da sustentabilidade.

Fonte: Assessoria