Brasil fecha neste sábado as fronteiras para quem esteve em 6 países africanos nos últimos 14 dias
Era tudo que se temia, mas, uma nova onda da Covid-19 já assusta o mundo e o mercado financeiro, cujas bolsas de investidores entraram em pânico nesta sexta-feira, 26.
Ômicron foi o nome dado a quarta variante do virus, que avança na África e já mobiliza países para o fechamento das fronteiras para os africanos.
No Brasil, o governo o governo federal anunciou que vai proibir, a partir deste sábado, 27, a entrada no País de todo e qualquer viajante que esteve nós últimos 14 dias em seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
O receio que o virus se espalhe por aqui é a preocupação maior das autoridades de saúde, depois do alerta que a OMS fez sobre a agressividade do Ômicron.
Bolsas despencam – O clima de incerteza atingiu o mercado internacional como um todo. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, fechou em queda de 2,53%. Na Europa, o índice Euro Stoxx 50 caiu 4,74%.
Apavorado, o mercado sentiu neste sexta-feira um clima de “déjà vu” com relação à primeira onda do vírus em 2020: incertezas, instabilidade e desconhecimento foram as palavras do dia.
Para os especuladores do mercado financeiro, em termos de investimento em renda variável, uma nova variante com o potencial risco como essa aumenta muito o nível de aversão ao risco, ainda mais para o Brasil, que já está debilitado de perspectivas econômicas.
Fonte: Éassim