Prefeito de Arapiraca e AMEAR discutem soluções para Conservatório de Música

Arapiraca é um celeiro de artistas, como pontua sempre o historiador, folclorista e artesão Zezito Guedes, máxima esta usualmente lembrada pelo autor de “Arapiraca Através do Tempo”.

É por isso que a Cultura sempre será pauta importante. E como ela está atrelada ao contexto da Educação, é necessário que os olhares se voltem para este segmento com igual medida.

Desse modo, no último dia 6, a nova diretoria da Associação de Música e Entretenimento de Arapiraca (AMEAR) se reuniu com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Arapiraca, no intuito de discutir sobre o tema dentro do viés musical.

Segundo o presidente da AMEAR, Josimar Alves, o encontro teve como fundamento apresentar soluções para a implantação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Conservatório Municipal de Música, que será situado na Praça Luiz Pereira Lima, ao lado da Escola Municipal de Artes, no Centro arapiraquense.

Durante a reunião, foi abordada a necessidade de haver uma assessoria para a implantação do PPP do Conservatório Municipal, já com uma proposta em mãos.

Hoje em fase de execução de suas obras, o Conservatório será uma das maiores conquistas para o desenvolvimento do ensino de Música na segunda maior cidade do estado de Alagoas, tradicionalmente um reduto de grandes instrumentistas.

“Foi extremamente importante esse encontro com o prefeito Luciano, a fim de que pudéssemos apresentar as nossas demandas — que não são apenas ‘nossas’; são de todos os músicos e musicistas. Entregamos a ele a proposta do PPP, que tem prazo de 5 meses de execução e como consultora a experiente Roseane Hazin, referência no Conservatório Pernambucano de Música”, ressalta Josimar Alves.

“Além de falarmos sobre o Conservatório, debatemos outros assuntos de interesse da classe musical arapiraquense, como o apoio permanente aos profissionais do segmento, com a deliberação de uma agenda anual de eventos musicais gerenciada pela AMEAR”, pontua o presidente da AMEAR.

De acordo com ele, também foi levantada a pauta a respeito das bandas marciais e de fanfarras da Rede Municipal de Ensino, que existem atualmente em 18 escolas arapiraquenses.

“Falamos sobre a aquisição de novos instrumentos musicais e a contratação antecipada de maestros e músicos monitores que preparam os alunos para inserção nessas bandas. As fanfarras são ideais para os jovens iniciarem no mundo das artes. Precisamos de mais músicos atuando nas escolas. Nesse sentido, saímos muito contentes da reunião. Afinal, esse estreitamento da AMEAR com o prefeito tem sido muito edificante para a comunidade musical”, diz.

O prefeito Luciano Barbosa, por sua vez, se mostrou receptivo às demandas da Associação e se comprometeu a atender todas as reivindicações, com a garantia de trabalhar em conjunto com a entidade para fortalecer cada vez mais o cenário local.

Além do presidente Josimar Alves, estiveram presentes no encontro os associados Edjairo Silva (vice-presidente); Arlison “Touro” Acácio (tesoureiro); Kauvedson Nilton (vice-tesoureiro); Moab Canuto (diretor de Cultura); Ricardo Evangelista (secretário); Thaigo Lima (conselheiro fiscal); e Paulo Nunes (conselheiro fiscal).

Essa reunião ratifica mais uma parceria exitosa entre a AMEAR e a Prefeitura de Arapiraca, objetivando promover o desenvolvimento da música e do entretenimento no município, bens universais essenciais para a nossa existência e nossa evolução cognitiva.