Em reunião nesta segunda (12), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) aprovaram uma recomendação para estabelecer punição aos que escolherem qual tipo de vacina contra Covid-19 querem receber.
Em caso de recusa injustificada, os chamados “sommeliers de vacina” iriam para o fim da fila e o município que aderir já pode executar a determinação.
Entretanto, a Secretaria de Saúde de Maceió já informou que não fará qualquer tipo de punição. Segundo a pasta de saúde da capital alagoana, não é possível o cidadão escolher a vacina e até agora não houve nenhum tipo de atraso na imunização.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Maceió informa que os usuários que questionam o tipo de vacina disponível são orientados sobre a importância de se imunizar contra a Covid-19 e que não é possível escolher determinado imunizante.
A Secretaria reforça que todos os imunizantes disponibilizados para a vacinação dos maceioenses são seguros, eficazes e foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sobre a recomendação, a Secretaria informa que a vacinação flui com celeridade em Maceió, com registros pontuais de tentativas de escolha de vacinas, que não têm interferido no processo de imunização.
Fonte: Tecla1 com È assim