Professores da Rede Estadual vivenciam a Educação Híbrida em formação promovida pela Seduc e o MEC

Yasmin Henrique/Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira (24), o encontro presencial do curso de formação docente em Educação Híbrida, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), e com o apoio do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A atividade contou com a participação de 27 professores da Rede Estadual de Ensino, representando escolas de todas as Gerências Especiais de Educação (GEEs).

O curso tem carga horária total de 80 horas e esta é sua primeira edição no estado. A formação integra um projeto maior de implementação da RIEH em todo o país. Além das formações, o projeto inclui a instalação de Núcleos de Inovação em Educação Híbrida/Estúdio em Maceió e Arapiraca e a distribuição de kits de laboratório multimídia para 79 escolas distribuídas nas 13 regionais.

Formação presencial

O evento, realizado no Núcleo de Inovação para Educação Híbrida/Estúdio, também contou com atividades no LabCrie – espaço localizado no Ginásio Lauthenay Perdigão e dedicado à formação de professores com oficinas práticas e equipamentos para produção multimídia.

“Esse ambiente é nosso, um espaço concedido pelo Ministério da Educação que estimula a criatividade e a experimentação docente”, destacou Ricardo Lisboa, superintendente do Ensino Médio da Seduc.

A atividade presencial foi conduzida pela professora Cícera Malheiro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio do professor Rodrigo Gouvêa, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ambos são formadores da RIEH.

Durante o encontro, os professores participaram de uma programação dividida em dois momentos: pela manhã, houve uma retomada conceitual sobre os fundamentos da educação híbrida, com foco nos principais modelos e estratégias pedagógicas associadas a essa abordagem.

Já no período da tarde, os participantes foram envolvidos em uma oficina prática, onde puderam planejar e produzir um recurso multimídia utilizando os equipamentos e espaços do Núcleo de Inovação, que inclui estúdio de gravação, espaço para lives e outros equipamentos.

Educação Híbrida em Alagoas

O projeto tem o objetivo de transformar a prática pedagógica nas escolas públicas estaduais.

“A gente precisa se inserir cada vez mais nessa perspectiva da educação híbrida. O projeto não é só sobre kits ou formações, ele trata, fundamentalmente, de transformar o nosso modo de ensinar”, reforçou Ricardo Lisboa.

“Educação híbrida não é novidade, mas é uma prática que se aprimorou com a pandemia. Ela vai além do online e do presencial – envolve estratégias integradas, tecnologias diversas e, sobretudo, a valorização da criatividade e da experiência docente”, complementou Andréa Maciel, gerente de Inovação e Tecnologia na Educação.

A abertura do encontro foi marcada pelo convite para que os professores utilizem os espaços e levem suas turmas para futuras atividades. “Esse espaço está aberto para produção de material e formações. É um ambiente de vocês, professores”, concluiu Andréa Maciel.