![](https://i0.wp.com/tecla1.com.br/wp-content/uploads/2025/02/quatro-vitimas-de-afogamento-sao-resgatados-na-praia-do-frances.webp?resize=800%2C468&ssl=1)
Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) resgataram, na tarde de sábado (8), quatro turistas vítimas de um afogamento simultâneo na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro. As vítimas, naturais de Goiás e Brasília (DF), foram surpreendidas por uma corrente de retorno.
O grupo se banhava no mar próximo a um grupo de surfistas quando, inesperadamente, caiu em uma vala formada por uma corrente de retorno instantânea. Ao tentarem nadar contra a corrente, não conseguiram se deslocar e começaram a se afogar.
Quatro guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA), que atuam no posto da Praia do Francês, identificaram a situação de risco e iniciaram o resgate rapidamente. Com o uso de técnicas especializadas e equipamentos de salvamento, os militares conseguiram retirar todas as vítimas do mar em segurança.
Duas das vítimas pertenciam à mesma família, um homem de 39 anos e seu filho, de 11 anos, naturais de Goiás. Os outros dois resgatados eram turistas de Brasília, um homem de 29 anos e um adolescente de 13, sem parentesco entre si.
Após o resgate, todos foram avaliados no local e, felizmente, não apresentavam riscos à saúde, sendo liberados sem necessidade deencaminhamento hospitalar.
O QUE FAZER?
Caso presencie uma situações como essa, é essencial acionar imediatamente os guarda-vidas, que estão sempre a postos nas praias, ou ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Além disso, manter a calma é fundamental.
Ao passar por uma situação de afogamento a orientação é evitar nadar contra a corrente, porque pode causar cansaço excessivo e aumentar o risco de afogamento, e nadar paralelamente à praia ou em diagonal, o que facilita sair da corrente e alcançar águas mais calmas.
As correntes de retorno são um dos principais fatores de afogamento nas praias brasileiras. Elas se formam devido ao acúmulo de água na parte rasa, provocado pela ação do vento e das ondas. Para evitar acidentes, recomenda-se sempre nadar em praias sinalizadas, com a presença de guarda-vidas, e observar atentamente as placas de alerta.
CUIDADOS E ORIENTAÇÕES
O CBMAL reforça a importância de respeitar a sinalização das áreas de risco e evitar nadar nesses locais. Regiões sinalizadas como perigosas possuem alto risco de acidentes e podem levar a situações de afogamento.
Ao chegar a uma praia desconhecida, é fundamental procurar um guarda-vidas e perguntar sobre a área segura para o banho. Se a praia não contar com bombeiros, recomenda-se buscar informações com moradores locais ou vendedores ambulantes. Seguir as orientações dos profissionais e conhecer os riscos das correntes marítimas pode salvar vidas.
POR ASSESSORIA