Redução de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid faz taxa de ocupação voltar a subir em Alagoas

Foto: Assessoria

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Alagoas voltou a subir neste sábado (11). A média registrada nos últimos dias era de 14% e a última atualização do boletim epidemiológico mostrou que subiu para 29% em todo estado.

O cálculo é proporcional ao número de leitos disponíveis. Na quinta-feira (9), o governo informou que apenas o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, continua recebendo exclusivamente pacientes com infecção pelo coronavírus. Outros quatro hospitais em Alagoas que estavam atendendo a esses pacientes, voltaram a receber usuários com outras enfermidades.

Desde o dia 1º de setembro, Alagoas tinha 400 leitos de UTI disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes com Covid. O boletim deste sábado mostra que o número agora é de 171 leitos.

O número de leitos clínicos foi reduzido de 1.488 para 538 em todo estado.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandres Ayres, disse que a abertura dos hospitais para outras enfermidades acontece em razão da diminuição do número de internações e de óbitos provocados pelo coronavírus em Alagoas.

O Hospital Região no Alto Sertão também abriu para outros atendimentos, mas se ainda for necessário, recebe pacientes com a Covid-19. Além disso, os 10 leitos do Hospital Geral do Estado (HGE) que eram destinados para pacientes acometidos com a doença, foram somados aos 28 que já eram de atendimento geral do público adulto e infantil na unidade.

Por G1 AL