Ronaldo Lessa participa de posse de novo presidente do Consórcio Nordeste e destaca que região é estratégica para o País

Beto Emerich / Consórcio Nordeste

O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, participou nesta quarta-feira (5) da reunião do Consórcio Nordeste, que nomeou o governador do Piauí, Rafael Fonteles, como novo presidente. No evento, Lessa ressaltou a importância do colegiado, enfatizando a troca de experiências entre os estados-membros e sua contribuição para o crescimento social e econômico da região e do País. Para ele, o Nordeste não é “um peso” para o Brasil, mas sim um exemplo a ser seguido.

“O Consórcio é uma iniciativa inteligente. A Europa se uniu na União Europeia. O Mercosul é outro exemplo disso. O Nordeste representa, na prática, um país dentro de outro, se considerarmos sua população e PIB. Possui uma natureza com enorme potencial econômico e, claro, um povo trabalhador. O Consórcio demonstra que estamos no caminho certo. Essa ideia de que o Nordeste é um fardo para o Brasil é equivocada. Crescemos mais que outras regiões. Estamos presentes e, com o apoio do Consórcio, continuaremos contribuindo para o crescimento nacional”, afirmou.

Ronaldo Lessa parabenizou a nomeação de Rafael Fonteles para a presidência da entidade. “A escolha de Fonteles é excelente, principalmente pelo desenvolvimento que o Piauí apresentou nos últimos anos. Quero aproveitar para destacar o papel desempenhado por Fátima Bezerra [governadora do Rio Grande do Norte e antecessora de Fonteles no comando do Consórcio] e pelos demais presidentes anteriores. É fundamental termos uma nova geração liderando diante da necessidade de novas respostas para a realidade atual”, declarou.

No encontro, Alagoas reassumiu duas das 18 secretarias temáticas do Consórcio: Turismo e Inovação Tecnológica. Lessa elogiou o trabalho já realizado pelo governador Paulo Dantas. “Paulo Dantas já tem experiência à frente dessas secretarias e conta com equipes especializadas em cada uma delas. Alagoas está estruturada para produzir, discutir e propor soluções que beneficiem todos os estados nordestinos. Turismo é um setor fundamental para toda a região, que cresce continuamente. Também temos uma grande diversidade ambiental e potencialidades, como a geração de energia limpa, incluindo a eólica”, pontuou.