
POR REDAÇÃO
O secretário municipal de Transporte e Limpeza Urbana de São Luís do Quitunde, Adeilson de Farias Alves, foi afastado de suas funções após decisão da Justiça Federal. Ele foi um dos alvos da Operação Pedágio Norte, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na quinta-feira (15). A operação visa investigar um possível desvio de recursos públicos federais no âmbito de um contrato de locação de veículos firmado entre a Prefeitura de São Luís do Quitunde e uma empresa privada, no período de 2020 a 2024.
Durante a ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em cidades como São Luís do Quitunde, Maceió, Paripueira e Satuba. A operação também resultou no sequestro de bens no valor de mais de R$ 8 milhões e na apreensão de seis veículos. Além disso, a PF encontrou mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo nas residências de alguns dos alvos. As investigações apontam que o serviço contratado pela Prefeitura pode não ter sido entregue conforme o previsto, e que valores pagos à empresa podem ter sido direcionados a um familiar do secretário. Também foram identificados saques em espécie, sugerindo uma tentativa de ocultação dos recursos.
Os envolvidos no caso, incluindo o secretário afastado, podem ser processados pelos crimes de peculato, corrupção passiva, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Além do afastamento do cargo, medidas cautelares foram impostas, como a proibição de contato entre os investigados e restrições ao acesso a determinados locais, conforme determinação judicial.