Secretário determina apuração sobre vacinação infantil antes de autorização da Anvisa

Foto: Reprodução

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, determinou, nesta quarta-feira (19), que seja investigada imediatamente a informação sobre as 305 crianças e adolescentes alagoanos que supostamente teriam sido imunizados contra a Covid-19 com vacinas diferentes e em período anterior ao autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ayres reafirmou, através de uma publicação em suas redes sociais, a total confiança nos profissionais de saúde alagoanos e destacou que erro pode ter sido causado por uma inconsistência no sistema, pois, uma recém-nascida alagoana está com registro de vacinação contra Covid-19 em Alagoas e outros dois estados, segundo registro dos dados divulgados pela Rede Nacional de Dados da Saúde.

“Boa noite, pessoal! Após a divulgação de que 305 crianças teriam sido vacinadas em Alagoas antes da autorização da Anvisa e com imunizantes diferentes do permitido, informo que determinei a imediata apuração das informações junto aos municípios apontados, ao tempo em que reafirmo o nosso compromisso com a vacinação contra a Covid-19 e a total confiança nos profissionais de saúde. Apresentarei a sociedade o resultado da apuração em respeito à transparência que tenho conduzido esse enfrentamento”, disse Ayres em suas redes sociais.

O levantamento já está sendo providenciado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em Alagoas e será encaminhado para Brasília. Alexandre Ayres não descarta a possibilidade de ter acontecido falha humana no abastecimento dos dados de vacinação ou até mesmo da falha ter acontecido após ao ataque hacker que o Sistema de Saúde brasileiro sofreu em 2021.

Fonte: Assessoria