Ciclovia do Trabalhador foi vencedora da categoria Urban Mobility, ano passado
A secretária Municipal de Governo, da Prefeitura de Arapiraca, Rosa Lira, foi uma das convidadas da edição 2025 do Smart City Expo Curitiba, que neste ano tem como temática “Transformando Cidades: Construindo Felicidade”.
Representando o município arapiraquense, Rosa Lira fez uma abordagem voltada na mobilidade do ser humano, em que as pessoas possam mover-se de forma fácil, segura e confortável, com opções de transporte que atendam a diversas necessidades, como caminhar, andar de bicicleta e o uso do transporte público durante o painel “A cidade centrada no ser humano: soluções de mobilidade priorizando as pessoas”.
“Procurei fazer um apanhado de Arapiraca do viés que as nossas ações têm tido, principalmente as ações de mobilidade urbana que a gestão do prefeito Luciano Barbosa tem implementado, com a felicidade, bem estar e com todas as políticas públicas”, explicou.
Ela esteve acompanhada da doutora em Psicologia pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, Minna Torppa, e do engenheiro Civil e CEO da UrbTec, Gustavo Taniguchi.
Durante a explanação, a secretária destacou o trabalho desenvolvido pela gestão nos últimos quatro anos. Em uma avaliação inicial, da necessidade de melhorias em infraestrutura para ampliar a mobilidade urbana e o bem estar das pessoas, a prefeitura conseguiu revitalizar e pavimentar mais de 500 ruas, o que corresponde 52% da necessidade de melhoria, considerando um feito inédito. “A gente procurou demonstrar também que a mobilidade ativa vai além, a gente trabalhou enquanto gestão com outras políticas, a política de educação, de assistência e de lazer. No momento que a gente implanta a quantidade de equipamentos, de escolas e creches, que a gente espacializa isso adequadamente nos bairros e nas comunidades vulneráveis, com isso a gente também conseguiu trabalhar a mobilidade, a mobilidade mais ativa, porque nós deixamos equipamentos próximos às pessoas. Isso reduz muito o tempo de deslocamento dessas pessoas, que faz com que ela tenha mais tempo para si, mais tempo para lazer, mais tempo seja qualquer outra atividade. Então, hoje o tempo de deslocamento e estresse se a gente consegue diminuir, isso melhora a qualidade de vida e consequentemente melhora a felicidade das pessoas”.
Vale lembrar, que em 2024, Arapiraca conquistou a primeira colocação neste mesmo evento, na categoria Urban Mobility, com a Ciclovia do Trabalhador, maior obra de mobilidade urbana do Estado de Alagoas. “A Ciclovia do Trabalhador, que foi um grande mote, pensando muito nas pessoas, foi o grande carro-chefe de mobilidade urbana, que tem sido exemplo para o Brasil todo e para o mundo, inclusive, porque foi uma ação pensada única e exclusivamente nas pessoas. Então, isso chamou muito a atenção da organização do evento, mas a gente associou isso também ao binário, o binário da Marginal Piauí, a grande quantidade de ruas de infraestrutura urbana que a prefeitura, a gestão do prefeito Luciano Barbosa tem conduzido”, destacou.
O Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards é um prêmio que reconhece projetos inovadores e sustentáveis em cidades brasileiras.