Mary Landim / Ascom IMA
Profissionais que atuam na fiscalização ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) participaram, nos dias 31 de março e 1° de abril, de uma capacitação voltada para o manejo adequado de animais silvestres.
O treinamento teve como objetivo assegurar ações de fiscalização mais eficazes e embasadas na legislação, além do manejo adequado destes animais.
A maioria dos animais resgatados é encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Maceió, administrado conjuntamente pelo IMA e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O curso teve momentos teóricos e práticos, abordando desde atualizações na legislação ambiental até atividades em campo, com o manejo de animais resgatados durante fiscalizações ou entregues voluntariamente.

João Vinícius Santos, consultor do IMA e integrante do Núcleo de Gestão Faunística, destacou a importância da capacitação para aprimorar a atuação da equipe técnica.
“Esse é um momento fundamental para que possamos, juntos, combater os ilícitos ambientais e garantir um trabalho mais eficiente no resgate, contenção e identificação das espécies”, afirmou.

O fiscal do IMA, Lucas Gregório, apontou os desafios encontrados no dia a dia e ressaltou a importância do aprendizado adquirido na capacitação.
“Essas práticas são essenciais para que possamos realizar o manejo de forma correta, garantindo tanto a nossa segurança quanto a do animal”, pontuou.
%20(2).jpeg&w=400&h=350)
%20(1).jpeg&w=400&h=350)
%20(3).jpeg&w=400&h=350)