
A história da cooperativa tem como marco zero a greve desencadeada pelos trabalhadores da extinta Tribuna de Alagoas, naquele 16 de janeiro de 2007. A paralisação e seus atos foram divulgados amplamente e a criação da Jorgraf foi vista como um novo modelo que garantiu a sustentabilidade de tantas famílias desamparadas com a circulação do jornal Tribuna Independente.
A união dos sindicatos de jornalistas e gráficos em Alagoas foi decisiva na criação da Jorgraf. As entidades desempenharam papel fundamental em todo esse processo, apoio que diminuiu a crise e a situação de desespero de cada profissional que ficou sem receber salário após o antigo projeto ser abandonado.
Essa solidariedade foi além, pois até mesmo as refeições desses profissionais eram pagas pelas entidades de classe que estavam na ocupação do prédio, enquanto outros se desdobravam nas ruas, nos cartórios e na Receita Federal, em busca da formalização e concretização da cooperativa, quando perceberam que não haveria mais solução para toda aquela situação.
Durante todo o processo, os trabalhadores também tiveram o apoio e a orientação da Organização das Cooperativas do Brasil, seccional de Alagoas (OCB). A OCB auxiliou a Jorgraf com cursos sobre cooperativismo, oficinas, workshops, além da orientação de como funciona uma cooperativa e apoio sobre contabilidade.
Além dessas entidades representativas, alguns estudantes de comunicação também se envolveram nessa luta e contribuíram, fosse na confecção das edições semanais ou na venda do jornal na faculdade e também nos sinais de trânsito.
Entidades como a Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Bancários, Urbanitários, Sinteal e alguns parlamentares também deram apoio fundamental com anúncios e suporte logístico.
Em 2010, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo, realizou uma sessão pública sobre o tema, atendendo uma reivindicação da OCB, e aprovou também o Dia Estadual do Cooperativismo.
TRIBUNA HOJE
Em 2011, após quatro anos da criação da Jorgraf e do jornal Tribuna Independente, foi criado o portal Tribuna Hoje. Com uma equipe composta por jornalistas talentosos e atentos ao que acontecia em Alagoas e no mundo virtual, rapidamente o site tornou-se um dos líderes de acesso no estado, e uma fonte de referência para o mundo virtual.
Portal moderno e conectado com as principais tendências do mundo virtual
O portal Tribuna Hoje passou por várias mudanças de layout, sendo a mais recente em fevereiro deste ano, tendo os profissionais da empresa 2i9 como desenvolvedores do site. O portal da Jorgraf é atualizado 24 horas por dia, todos os dias, e tem conteúdo para todos os gostos, com as editorias de Cidades, Política, Esportes, Interior, Polícia, Turismo, Saúde, Economia, Educação, Cooperativas, Entretenimento, Ciência e Tecnologia, Brasil e Mundo. O portal também conta com um time de renomados blogueiros, que publicam sobre variados temas, desde moda até política e filosofia, oferecendo um valoroso conteúdo extra aos leitores da internet.
Redes sociais
Em 2018, vendo a mudança de paradigma pela qual passava o jornalismo, o jornalista Rívison Batista teve a iniciativa de criar o projeto do que viria a ser o perfil oficial do Tribuna Hoje no Instagram. O repórter chamou para compor a equipe os designers Arthur Melo e Jonathan Canuto.
Rívison explica como desenvolveu o projeto do Instagram: “A ideia era simples. Já éramos uma redação multimídia, com portal, jornal impresso e um canal no YouTube. Não seria apenas o Instagram do Tribuna Hoje, mas sim de todos esses meios da Jorgraf. A capa e a charge do jornal são publicadas todos os dias, enfatizando o jornal Tribuna Independente. Muitas reportagens do site são editadas para o formato da rede social e publicadas diariamente, enfatizando o portal Tribuna Hoje. Vídeos do nosso canal no YouTube são publicados com uma certa frequência, enfatizando a TV. Então se foi criado um perfil multimídia e temos essa vantagem em relação aos perfis de portais concorrentes aqui em Alagoas, que frequentemente publicam apenas notícias”.
O perfil do Instagram do Tribuna Hoje começou do zero em agosto de 2018 e hoje, quatro anos depois, conta com mais de 45 mil seguidores de Alagoas e de outros estados brasileiros, sendo um dos perfis mais engajados com o público no que diz respeito ao jornalismo alagoano.
Rívison Batista diz que, recentemente, criou novos perfis do Tribuna Hoje no Facebook e no Twitter. “Criei esses novos perfis devido a problemas que tivemos com perfis antigos. Está tudo no começo. O planejamento é que, em um ano pelo menos, já tenhamos uma quantidade expressiva de seguidores no Facebook e no Twitter da mesma forma que temos no Instagram”, avalia o repórter.
Tribuna Hoje no Google Destaques é um marco histórico na imprensa estadual
O portal Tribuna Hoje faz parte do time do Google Destaques desde fevereiro de 2021 e é o único veículo de Alagoas no programa até o momento. O Google Destaques é o programa de licenciamento do Google que paga aos veículos jornalísticos por conteúdo selecionado. O programa está em expansão e atingiu, em junho, a marca de mais de 100 parceiros no Brasil. O jornalista Rívison Batista relembra a trajetória do projeto.
“A Tribuna foi procurada pelo Google em meados de outubro de 2020. Junto com o apoio da equipe do Google, toda plataforma do Google Notícias teve que ser construída do zero, uma vez que ainda não tínhamos. Em janeiro de 2021, comecei a coordenar o Google Notícias, planejando como seria a estrutura da Tribuna dentro da plataforma e isso envolveu algumas questões, como em que ordem as editorias iriam aparecer e como deveriam aparecer. Em fevereiro de 2021, começávamos a produzir os painéis do Tribuna Hoje para o Google Destaques”, disse.
Rívison Batista explica que o Google Destaques está inserido dentro da plataforma do Google Notícias, porém há um diferencial. “No Google Destaques, com a produção e edição de painéis de destaques de notícias, o jornalista tem a liberdade editorial de selecionar, no ponto de vista dele e da redação em que ele trabalha, as reportagens mais importantes do dia. Então, dessa forma, conseguimos transmitir um conteúdo de ‘maior peso’ para o público. Já o Google Notícias aparece para o usuário por escolha de algoritmos ou aparece todo o conteúdo do site de modo geral, se o usuário for no perfil do jornal na plataforma”, explica o repórter.
O jornalista Lucas França também trabalha diariamente na produção do Google Destaques do Tribuna Hoje. Ele afirma que a plataforma é fundamental para se evidenciar conteúdo jornalístico. “No Google Destaques, colocamos algumas das principais notícias do dia, com o objetivo de gerar engajamento e mais público para o nosso portal. Fazer o Google Destaques tem sido uma experiência muito significante, uma vez que podemos destacar matérias locais em uma ferramenta de alcance nacional e mundial”, afirma.
“Todas as pessoas deveriam ter acesso a notícias de alta qualidade e com pontos de vista variados. Nosso objetivo no Google é conectar você a diversas fontes de informação e perspectivas para te ajudar a entender melhor o mundo no seu dia a dia”, excreve o Google.