Uso de celular alcança 90% da população brasileira, aponta Anatel

Uso de celular alcança 90% da população brasileira – Foto: Reprodução

No Dia das Telecomunicações, celebrado no último sábado (5), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou dados que mostram o amplo alcance da comunicação móvel no Brasil. Segundo o levantamento, nove em cada dez brasileiros já utilizam o serviço, com maior concentração nas capitais e regiões metropolitanas.

Além disso, a infraestrutura de conectividade no país segue em expansão. Atualmente, 4.363 municípios contam com redes de fibra óptica, o que garante mais velocidade, estabilidade e eficiência energética nos serviços oferecidos. A tecnologia 5G também já está presente em 1,3 mil municípios, e a previsão é de que alcance todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros com o avanço do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Outro objetivo do Novo PAC é levar a cobertura 4G a 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais, especialmente aquelas mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Em nota oficial, o secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, ressaltou os desafios enfrentados para ampliar a conectividade no país, citando a extensão territorial e as regiões de difícil acesso. “Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da conectividade significativa, como o letramento digital”, declarou.

Nível de satisfação do consumidor

Além do panorama de cobertura, a Anatel também divulgou em março os resultados da décima edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que avalia os serviços de telecomunicações — telefonia fixa, celular (pré-pago e pós-pago), internet residencial e TV por assinatura.

Os dados de 2024 apontam que mais de dois terços dos consumidores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços oferecidos, segundo a Escala CSAT (Customer Satisfaction Score). No entanto, mais de 10% afirmaram estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

A pesquisa também explorou os padrões de uso e as tecnologias utilizadas. Apesar de o 4G ainda ser o mais comum, cresceu a percepção de uso da rede 5G, alcançando 64% dos usuários de planos pós-pagos e 67% dos de pré-pagos.

Em relação à internet fixa, 78% dos entrevistados utilizam fibra óptica. Já no caso da linha fixa residencial, 16% disseram que ainda é o principal meio de realizar chamadas de voz. Esse perfil é mais comum entre pessoas com maior idade, menor renda média e, majoritariamente, do sexo feminino.

No segmento de TV por assinatura, 67% dos entrevistados relataram utilizar o serviço diariamente.

A pesquisa foi aplicada entre julho e novembro de 2024, com a participação de 64 mil consumidores dos serviços prestados por empresas como Algar, BrSuper, Brisanet, Claro, GB Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo. Os resultados completos estão disponíveis para consulta no portal da Anatel.

Por Redação / Agência Brasil