Vacinação: adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades terão prioridade

Fonte: Redação com assessoria

Foto: Assessoria

Os adolescentes alagoanos, de 12 a 17 anos, que fazem parte do grupo de risco, deverão ser os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, disse em entrevista para a TV Gazeta, afiliada da Globo, na tarde desta quarta-feira (25), que a distribuição será padronizada para todos os municípios.

“Temos acompanhado com muita atenção o avanço da variante delta e precisamos vacinar os nossos adolescentes. A nossa equipe técnica está reunida com nossos secretários municipais de saúde para elaboração da nota técnica que vai padronizar essa imunização em todos os municípios alagoanos”, salienta Alexandre Ayres.

Os adolescentes devem tomar o imunizante Pfizer, fornecido pelo Ministério da Saúde (MS). Ele foi o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária até o momento. São entendidos como grupo de risco os adolescentes que têm necessidades especiais e doenças crônicas.

“O mais importante é que possamos seguir de maneira articulada, com o Estado dando todo o apoio logístico para que a gente imunize a nossa população. A ideia é que a gente continue dando essa resposta ao Brasil, como Estado organizado e com índices positivos na vacinação da população”, explica o gestor.

Ainda de acordo com Ayres, antes de ser iniciada a vacinação dessa faixa etária, todos os adultos deverão ter tomado pelo menos a primeira dose de imunizante. “Estamos na expectativa da chegada das doses. As vacinas que têm chegado a Alagoas, devem ser priorizadas e destinadas para o encerramento das faixas adultas. Só a partir daí, e de maneira igualitária, vamos começar a distribuir doses para os municípios vacinarem os adolescentes”, diz.