Vacinação reduz em 78% o número de atendimentos na Central de Triagem de Arapiraca

Foto: Assessoria

O avanço da vacinação contra a Covid-19 está reduzindo significativamente o número de pessoas que procuram atendimento na Central de Triagem Iza Castro, na cidade de Arapiraca.

Segundo revela a coordenadora e enfermeira Jackeline Barbosa, em termos de comparação, em setembro do ano passado, a central registrou 2.560 atendimentos a pessoas com síndromes gripais.

Localizada no Ginásio João Paulo II, na Praça Ceci Cunha, no centro de Arapiraca, a central contabilizou neste mês de setembro de 2021, ou seja, um ano depois, 560 atendimentos, o que representa uma redução da ordem de mais de 78%.

Ainda de acordo com Jackeline Barbosa, o espaço mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, registra atualmente uma média de 5% de testes positivos para a Covid-19 nas pessoas que procuram a unidade.

A Central de Triagem de Arapiraca oferece à população arapiraquense e, de cidades vizinhas, o teste rápido de antígeno e o exame RT-PCR para detecção rápida da doença.

No auge da pandemia, a unidade chegou a atender mais de 400 pessoas por dia. Agora, com o avanço da imunização, a média atual é de 35 pessoas.

A coordenadora orienta que as pessoas devem procurar a central a partir do terceiro dia do surgimento de sintomas gripais, entre eles dores de cabeça, dores no corpo, perda de olfato e paladar, dor de garganta, presença de tosse, congestão nasal, coriza e febre.

Ao chegar à unidade de saúde, o paciente é acolhido na entrada, com a verificação da oximetria e da temperatura, acrescenta Jackeline Barbosa, revelando que todas as amostras são encaminhadas para o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), em Maceió.25

Fonte:  Assessoria

29/09/2021 21h38