Esta semana a coluna Valores da Nossa Terra homenageia a advogada Camila Antero de Santana, autora do livro A Capoeira na Promoção da Educação em Direitos Humanos de Adolescentes Privados de Liberdades.
A autora é natural de Recife-PE e reside atualmente em Olinda. Bacharela em Direito pela Universidade Federal da Bahia, advogada e Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba e presidente do Ylê Oca – Casa das Tradições Afro-indígenas.
No livro, Camila estabelece os caracteres delineadores da Capoeira, a importância na educação e os princípios na luta por políticas públicas para a igualdade racial.
Em entrevista para a coluna Valores da Nossa Terra, a autora falou da importância da educação para relações étnico-raciais. Para Camila Antero, o ensino brasileiro desde o ano 2000 reflete muitos anos de luta por políticas públicas para a igualdade racial, por parte dos Movimentos Sociais Negros no Brasil.
De acordo com advogada, a valorização de uma educação que contemple a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros nos conduz a um novo patamar de cidadania, onde são reconhecidos e valorizados saberes tradicionais afro-brasileiros como, por exemplo, o saber tradicional da capoeira.
O trabalho investiga as contribuições pedagógicas possíveis da prática da Capoeira para a educação social de adolescentes em conflito com a lei.
A capoeira é tomada nesta investigação enquanto uma pedagogia social, capaz de educar em e para Direitos Humanos, colaborando com a inclusão desses jovens e com a realização de uma educação para as relações étnico-raciais.
A pesquisa é fundamentada em referências da Sociologia, Antropologia, Educação, Direitos Humanos, Psicologia e História, dentre outras disciplinas, constituindo-se em um estudo aprofundado do campo interdisciplinar.
Camila Antero declarou à coluna Valores da Nossa Terra que, em breve, visitará Alagoas e mostrará o seu trabalho. Para o radialista Sergio Tenório, incentivador cultural e idealizador do projeto, “uma verdadeira escritora escreve frases que saem do coração e que as mesmas possam contribuir e abrilhantar cada vez mais a mente dos seus leitores”.