“Vamos, Edilza! De canoense para canoense, não é isso?” – Dra. Cleide, vice de Jarbinhas, desafia a adversária para debate

No Já É Cast, Jarbinhas Barros responde a ataques; com a vice Dra. Cleide, promete solucionar falta de água e reabrir maternidade em Lagoa da Canoa

Nesta última quarta-feira, 25, o candidato à prefeitura de Lagoa da Canoa, Jarbinhas Barros (PSD), participou do programa “Já É Cast”, apresentado por Edival Moura transmitido pelo YouTube. Durante a entrevista, o candidato rebateu os ataques de sua adversária da situação, Edilza Alves, e da atual prefeita, Tainá Veiga. A candidata à vice-prefeita, Dra. Cleide, desafiou Edilza para um debate, já que ela é canoense. Juntos, os candidatos reforçaram o compromisso de levar um olhar carinhoso e tratar o povo de Lagoa da Canoa com respeito por meio de uma nova gestão séria focada em resolver sérios problemas como levar água encanada para as famílias e a maternidade que não funciona.

Ao ser rotulado de ser “forasteiro” por Edilza, Jarbinhas foi enfático: “Quem é você, Edilza, para me chamar de forasteiro?”, questionou o candidato, lembrando que Edilza é natural de Arapiraca. “Eu posso não ter nascido em Lagoa da Canoa, mas eu escolhi essa cidade onde estou construindo a minha casa. Posso não ser canoense de nascimento, mas sou de coração. As pessoas de Lagoa da Canoa não compram esse discurso barato de forasteiro”. Ele aproveitou a ocasião para destacar que, em suas gestões passadas, Edilza e Tainá falharam em resolver problemas graves do município, como a inatividade da maternidade local. “Daqui a 12 anos, não vai ter um candidato em Lagoa da Canoa que seja natural do município, porque ninguém nasce mais em Lagoa da Canoa”. Na oportunidade, a candidata à vice-prefeita endossou que está à disposição para um debate com Edilza. “De canoense, para canoense”, sublinhou.

Dra. Cleide, também reforçou o compromisso com a saúde, mencionando o quanto a ausência de uma maternidade funcional prejudica as mulheres canoenses. ” É um desejo dos canoenses o direito de ter o filho na cidade. As mulheres me dizem: eu quero que meu filho nasça aqui’. É de grande importância reativar a maternidade. Eu e Jarbinhas vamos fazer isso para que as mães possam ter seus filhos em Lagoa da Canoa, com segurança e dignidade, além de desafogar outras cidades e melhorar o fluxo do SUS”, explicou.

Além das críticas à saúde, Jarbinhas Barros foi direto ao falar sobre a questão do abastecimento de água. Ele apontou que a atual prefeita, Tainá, admitiu publicamente não ter conseguido resolver o problema de fornecimento de água em seus oito anos de gestão. “Ela teve duas gestões inteiras e não conseguiu resolver algo tão básico quanto o acesso à água. E a solução está aí, a baixo custo”, afirmou. Para exemplificar, citou os 40 km de adutoras instaladas em Girau do Ponciano, que trouxeram água a diversas comunidades rurais por um baixo custo. “Eu vou resolver isso em Lagoa da Canoa. Não há mais tempo para desculpas, o povo precisa de água e é com planejamento e articulação política que isso será feito”, garantiu.

“Eu pergunto a você: quem serve mais? Seu vizinho e parente que mora do lado e não estende a mão? Ou aquele amigo distante, que chega em boa hora e resolve o seu problema?”, disse Jarbinhas, ao comparar a atual gestão como o vizinho parente que não ajuda o consanguíneo que está precisando de ajuda, com o amigo que mora em outro lugar, que chega em um momento trazendo uma ajuda que faz toda a diferença.

A entrevista no “Já É Cast” reforçou o compromisso de Jarbinhas e Dra. Cleide em solucionarem os problemas do município.

Por Ana Karenina