Vereador por sete legislaturas, Domingos Vital da Silva é considerado o político do século

Foto: Arquivo

Dizem muitos que não se faz, ou se elege, político como antigamente. Aquele que sabia representar o povo, auscultando seu pedido, indo às autoridades maiores, discutir o pleito, lutar por ele. Esta elocubração é simplesmente para lembrar de um político arapiraquense que sempre primor pelo atendimento do povo, que tenha sido ou não seu eleitor.

Nascido em 1904 na Serra Pitombeiras, lá no Rio Morto, hoje Novo Rio, veio para Arapiraca em 1937, estabelecendo-se no Alto do Cruzeiro, onde adquiriu uma propriedade na Serra dos Porcos. 

Foi vereador por sete legislaturas. Aliás, desde a primeira, em 1948, depois da ditadura do Estado Novo, pois Domingos Vital da Silva foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN) em Arapiraca, ao lado de José Lúcio de Melo e seu irmão João Lúcio da Silva (outros companheiros: Dr. José de Souza Guedes. Manoel Lúcio da Silva, João Ribeiro Lima). Candidatou-se a vereador pela primeira vez em 1947, tendo sido eleito. Era oposição ao prefeito da época, Luís Pereira Lima. 

Manteve-se vereador por sete legislaturas consecutivas, ou mais precisamente por 27 anos. Para alguns, como o deputado Ricardo Nezinho, o vereador Domingos Vital foi o político do século em Arapiraca, por sua retidão, sua dignidade e seu amor à terra. Quando faleceu, aos 96 anos, deixou os filhos José Barbosa Vital, Isaura Barbosa Vital, Abílio Barbosa Vital, Carmelita Barbosa Vital, Amay Barbosa Vital, Lourdes Barbosa Vital, Terezinha Barbosa Vital, Fernando Barbosa Vital e o médico Geraldo Barbosa Vital.

Conviveu com diversos prefeitos, como Luís Pereira Lima, João Lúcio da Silva (prefeito por duas vezes), Francisco Pereira, João Batista Pereira da Silva, Higino Vital, Agripino Alexandre dos Santos. Foi da UDN a ARENA, sempre fiel a seu partido e seus correligionários.

Além de contribuir na política com o desenvolvimento de Arapiraca, Domingos Vital, que tinha a posse de diversos terrenos na cidade, doou o terreno ao estado para a construção da antiga Escola Costa Rego, hoje UNEAL. As terras para construção da atual delegacia de Polícia também foram doadas ao estado pelo vereador. Queria ver crescer e desenvolver-se Arapiraca.

fatos que marcaram a história política de Arapiraca | Arapiraca News

Ao lado do vereador e amigo José Lúcio de Melo, ouvindo o deputado Claudenor Albuquerque (seu adversário político), discursar. Presentes também os vereadores José de Oliveira e Silva, José Barbosa e Alípio Caldas.