Coluna do Baía

Arapiraca: 100 anos de história
A partir desta edição, o Jornal de Arapiraca contempla seus leitores com matérias que destacam personalidades que contribuíram ou contribuem com a história da terra do saudoso Manoel André.
O Arapiraca Memória Viva, enaltece com uma série de publicações os 100 anos do segundo município mais importante de Alagoas, que será comemorado no dia 30 de outubro de 1924.
Iniciamos essa nova fase com uma homenagem especial ao mestre da educação e cultura professor Benildo Barbosa Medeiros, assassinada pelos jornalistas Manoel Lira, Eli Mário Magalhães e este colunista.

Luta pelo piso
Professores e demais profissionais da rede municipal de ensino de Arapiraca se mobilizaram, na manhã de terça-feira, 3, em frente ao Centro administrativo de Arapiraca. Na pauta, a defesa pela implantação do Piso Salarial do Magistério. A categoria luta pela aplicação de 33,24% nos salários.

Apresentou proposta
Uma comissão, formada por professores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste) foi recebida pela secretária de Educação, Ivana Carla. Durante a reunião, a secretária apresentou uma proposta de incremento de 10% nos salários dos educadores.
Os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação retornaram para a base para avaliação da proposta e deliberar em nova assembleia.

Briga boa
Com um pouco mais de 140 mil eleitores, Arapiraca entra na briga, mas deverá continuar com apenas um representante na Câmara dos deputados. Severino Pessoa luta para se reeleger, mas a maior cidade do interior alagoano tem outro nome à disposição e com amplas condições de se eleger em outubro próximo. Trata-se do jovem Daniel Barbosa, filho do atual prefeito Luciano Barbosa.

Outro nome
Filiado ao PP do deputado federal Arthur Lira, Daniel entra com força na disputa eleitoral, o que certamente tem tirado o sono de Severino Pessoa, que trocou o Republicamos pelo MDB de Renan Calheiros.
Outro nome, no entanto, também está na disputa. Filiado ao União Brasil, o vereador Michel Freire, filho do deputado estadual Tarcizo Freire, do PP, garante que não abre mão da sua pré-candidatura e acredita que sairá vitorioso na disputa eleitoral, cujas eleições estão marcadas para acontecer no próximo dia 2 de outubro.