Instituto Renal inaugura em Arapiraca para atender pacientes renais em todo Agreste

Os pacientes renais dos mais de 45 municípios que integram a 2ª macrorregião de saúde do estado contarão com um novo espaço especializado em questões renais, O Instituto Regional Renal do Agreste (IRRA) inaugura nesta sexta-feira (18) e conta com um espaço com capacidade de atender até 120 pacientes em 42 máquinas de hemodiálise, incluindo pacientes portadores de doenças como hepatite e HIV.

O prédio localizado no centro da cidade, tem uma equipe médica composta pelos médicos Indalécio Magalhães, Francine Mendonça e Warlisson Tenorio, além de Adriano Carvalho, um dos responsáveis pelo empreendimento. Além das salas para hemodiálise, o espaço terá salas de atendimentos para acompanhamento multidisciplinar com médicos,  enfermeiros,  assistente social,  nutricionista e psicólogo.

No agreste, os pacientes renais tinham, até então, apenas dois espaços especializados em Doenças Renais Crônicas (DRC) para atendê-los: o hospital Chama, em Arapiraca e a Clínica de Doenças Renais Hospital Santa Rita, que fica localizada em Palmeira dos Índios. 

Para o coordenador municipal de Doenças Crônicas de Arapiraca, Marianaldo Nogueira, o IRRA cumprirá um papel fundamental para diminuir as esperas e ampliação do atendimento. “Considerando a capacidade instalada de cada serviço, é de extrema importância a habilitação e abertura do serviço no IRRA, fazendo com que haja ampliação no acesso aos serviços, evitando a demanda reprimida por existência de fila de espera e possíveis vazios assistenciais”, explica