Sistema Regular: Arapiraca lança ferramenta tecnológica de regulação de leitos

Equipamento promove transparência, facilita o monitoramento de pacientes e fortalece a interação entre Gestão Municipal e a rede hospitalar do município

No último ano, Arapiraca investiu mais de R$ 2 milhões em inovações tecnológicas para a Saúde do município. Nesta terça-feira (26), a Prefeitura lançou um dos projetos mais inovadores desenvolvidos com esse investimento: o Sistema Regular, uma ferramenta de gerenciamento de leitos que moderniza e facilita a interação entre a gestão e a rede hospitalar da cidade.

A ferramenta permite que seja visualizada com facilidade e transparência a disponibilidade de leitos disponíveis em todos os hospitais de Arapiraca, com informações complementares sobre a prioridade de cada paciente com base no princípio da equidade. Isso dá ao usuário mais autonomia no serviço oferecido e pode contribuir para diminuir a fila de espera.

O prefeito Luciano Barbosa destacou a importância da tecnologia no salvamento de vidas através da agilização do trabalho dos hospitais em conseguir um leito para o paciente. “Saúde é vida e tempo é vida. Nós temos um sistema que precisa funcionar e a falta de sofisticação tecnológica nos deixa vivendo de forma analógica em um tempo que não é mais para ser assim. Com essa nova ferramenta, estamos agilizando o tempo de resposta para salvar vidas, é isso que significa a regulação”, explicou.

Por isso, ele parabenizou à equipe do Grupo de Tecnologia de Informação (GTINFO), que ao lado da Secretaria de Saúde, trabalhou com dedicação e empenho para trazer à vida um projeto tão importante e que vai impactar diretamente na integração de toda a rede de saúde do município, incluindo Prefeitura e instituições hospitalares.

O lançamento aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa e da secretária, além dos demais gestores da Saúde, membros do GTINFO, vereadores da Câmara Municipal e representantes dos hospitais do município.

Marcaram presença instituições como o Hospital de Emergência do Agreste, Chama, Regional, Nossa Senhora de Fátima, Instituto Teodora Albuquerque (ITA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da UPA Noel Macedo. Também esteve presente o coordenador médico da Central de Regulação de Arapiraca.

Por Assessoria